18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mais de um milhão de menores em Gaza em risco de morrer, denuncia ONG

sri-lanka-doa-um-milhao-de-dolares-para-criancas-em-gaza

Mais de um milhão de menores em Gaza em risco de morrer, denuncia ONG

Ramallah, 5 dez (Prensa Latina) Mais de um milhão de menores correm risco de morrer devido ao desastre humanitário que vive a Faixa de Gaza, agravado depois da guerra lançada por Israel, denunciou hoje a ONG Save the Children.

Antes da escalada de violência de 7 de Outubro, o bloqueio imposto por Israel desde 2007 ao enclave acelerou a deterioração ambiental de Gaza e exacerbou a desigualdade no acesso aos recursos naturais, afirmou a organização não governamental num comunicado aqui divulgado.

“Em particular, a escassez de água potável, que é agora um problema crítico para os 2,3 milhões de habitantes de Gaza, já era uma grande preocupação”, observou.

A Save the Children denunciou que as medidas punitivas adotadas contra aquele território durante 16 anos limitaram a entrada de bens e materiais necessários à manutenção das infra-estruturas de abastecimento de água e saneamento.

Agora, a violência maciça e contínua dos militares israelitas exacerbou uma situação já grave, disse ele.

Nesse sentido, citou os alertas da Organização Mundial da Saúde sobre a superlotação face à onda de deslocados e os danos causados pelos bombardeamentos contra os sistemas de saúde, água e saneamento.

“A atual crise em Gaza é simultaneamente um conflito violento e uma lenta erradicação dos direitos das crianças, alimentada pela negligência internacional, pela falta de liderança e pela crise climática”, disse Mohamad Al Asmar, Diretor de Advocacia e Mobilização da Save the Children Resources no Oriente Médio.

Se você é criança em Gaza, não terá memória de uma vida sem escassez de água, lamentou.

“Repetidas vezes, mais de um milhão de crianças palestinas foram privadas dos seus direitos básicos. Precisamos de um cessar-fogo imediato e do fim do bloqueio como a única forma de manter as crianças seguras e preservar o seu futuro”, disse o ativista.

lam/rob/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES