1 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

López Obrador reapresentará proposta de nomeação para a Suprema Corte

lopez-obrador-3-500x331

López Obrador reapresentará proposta de nomeação para a Suprema Corte

Cidade do México, 30 nov (Prensa Latina) O presidente Andrés Manuel López Obrador anunciou que enviará hoje ao Senado a nova lista de pré-selecionados para escolher o juiz que substituirá o ex-ministro Arturo Zaldívar na Corte Suprema de Justiça.

Em sua coletiva de imprensa matinal no Palácio Nacional, ele foi questionado sobre a rejeição do Senado, ontem, à lista que ele propôs, e disse que cabe aos senadores fazer isso.

Nenhum dos três candidatos que ele enviou conseguiu obter os 96 votos necessários (dois terços ou maioria qualificada) para ser eleito.

Esse também é o caso da reeleição da procuradora-geral da Cidade do México, Ernestina Godoy, que eles não querem manter no cargo.

Minha opinião, disse ele, é que nada deve ser negociado, que não deve haver compromisso com a oposição em nenhum dos casos.

Ele lembrou que Godoy é a mulher que enfrentou a profunda corrupção na prefeitura de Benito Juárez, dominada pelo Partido de Ação Nacional, que abriga uma máfia imobiliária que ganhou milhões ilegalmente ao violar disposições na construção de edifícios e outras ações imobiliárias limitadas por lei.

Ela confrontou e tentou deter esses corruptos, traficantes de influência e violadores da lei, e é por isso que eles a rejeitam. Ela reconheceu que essa é uma prefeitura difícil de ser penetrada pelos partidos governistas e que há muito controle da direita.

Como o trabalho de Ernestina é colocar ordem em todas essas coisas, eles não a aceitam, embora ela seja uma mulher bem preparada que vem da associação de advogados democráticos com uma história de 40 anos de luta, incorruptível.

Ela disse que não pode repetir os nomes dos três candidatos vetados, mas pode deixar dois e nomear um novo, ou deixar um e colocar dois, ou remover os três, mas não revelou o que fará, mas tomará uma decisão hoje para enviar a proposta.

Reiterou sua defesa de tentar manter Godoy no cargo de procurador-geral da Cidade do México, diante das ações dos partidos Ação Nacional, Revolução Institucional e Revolução Democrática para impedi-lo de fazê-lo, pois serão eles que decidirão, devido ao fato de o governo não ter maioria qualificada.

O Cartel Imobiliário de Benito Juárez era formado por autoridades locais das prefeituras e empresas de construção.

mem/lma/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES