18 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

O Chile espera progresso na COP28 no Fundo para Danos Ambientais

O Chile espera progresso na COP28 no Fundo para Danos Ambientais

Santiago do Chile, 29 nov (Prensa Latina) O Chile espera que na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) se avance na criação do Fundo para Perdas e Danos Ambientais, declarou hoje o ministro das Finanças, Mario Marcel.

Acordado na COP27, este fundo de 100 mil milhões de dólares procura responder às necessidades das nações em desenvolvimento afetadas por eventos extremos.

Num encontro com a imprensa estrangeira organizado pela Fundação Chilena de Imagem, Marcel considerou que é importante que o seu país avance nesta questão devido aos efeitos do aquecimento global.

No passado mês de Fevereiro, e depois de uma seca de mais de uma década, registaram-se aqui incêndios florestais que causaram graves danos materiais e humanos na zona centro-sul do território.

Enquanto isso, em agosto, uma tempestade afetou várias cidades entre as regiões de Valparaíso e Biobío e causou inundações, deslizamentos de terra, destruição de casas, centros de saúde e educacionais e outras infraestruturas.

Respondendo a uma pergunta da Prensa Latina, Marcel informou que além deste tema há outros que serão negociados em matéria de adaptação, mitigação, transição justa, agricultura e transparência.

A canalização de investimentos para objetivos ambientalmente sustentáveis, estratégias financeiras contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade e vínculos ligados à sustentabilidade são outros temas da COP28.

O Chile terá pavilhão na cúpula do clima que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro.

No stand estarão representados os ministérios do Ambiente, dos Negócios Estrangeiros, da Agricultura, da Energia e das Finanças, bem como cinco cientistas, membros dos governos regionais e municipais e uma delegação de 15 empresas.

Os eixos temáticos que aí serão abordados são a transição energética, energias renováveis ​​como a solar e a eólica; adaptação dos ecossistemas, especialmente no oceano; financiamento para o desenvolvimento sustentável; e a situação na criosfera e na Antártida.

O presidente Gabriel Boric decidiu ausentar-se da cimeira para tratar de problemas internos, como questões económicas e de segurança, pelo que a delegação chilena será liderada pelo chanceler, Alberto van Klaveren.

rgh/car/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES