4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Dia do povo palestino; lembrete de uma violação

Dia do povo palestino; lembrete de uma violação

Nações Unidas, 29 de nov (Prensa Latina) O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino lembra hoje ao mundo o fracasso na criação de um Estado independente onde os territórios ocupados mal sejam reconhecidos.

A data, instituída em 1977, evidencia a necessidade de cumprimento da chamada “resolução de partição”, aprovada 30 anos antes pela ONU.

O instrumento estipulava a criação de um “Estado judeu” e de um “Estado árabe” na Palestina, com Jerusalém como corpus separatum sujeito a um regime internacional especial.

Apesar das décadas que se passaram, dos dois Estados previstos na referida resolução, apenas um foi criado até agora: Israel.

Portanto, esta data global oferece a oportunidade para a comunidade internacional concentrar a sua atenção na solução da questão da Palestina.

Com este objetivo, em 1975 a ONU criou o Comitê para o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino, com o mandato de assessorar a Assembleia sobre programas destinados ao exercício dos direitos daquela população.

Na opinião da organização, isto inclui garantias como a autodeterminação sem interferência externa, a independência e soberania nacional, e o regresso às suas casas e propriedades, de onde os palestinos foram expulsos.

Ao longo dos anos, também foi criada uma rede de mais de mil organizações da sociedade civil de todas as regiões do mundo que realizam atividades sobre a questão da Palestina.

No entanto, a solução mais urgente não está à vista enquanto os civis palestinos enfrentam uma das piores crises humanitárias em décadas e os números do conflito apenas batem recordes.

A comemoração do Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino acontecerá em 2023 na sede e nos escritórios das Nações Unidas em todo o mundo.

Na sede em Nova York, será realizada uma reunião especial na qual os países poderão expressar sua solidariedade por meio de mensagens dos Chefes de Estado e de Governo.

Enquanto isso, o Conselho de Segurança discutirá a situação nos territórios ocupados em outra reunião com a participação de altos representantes dos países árabes.

mv/ebr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES