1 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Itália enfrentou 43 campanhas de crimes cibernéticos de 18 a 24/nov

Itália enfrentou 43 campanhas de crimes cibernéticos de 18 a 24/nov

Roma, 27 nov (Prensa Latina) Entre 18 e 24 de novembro, a Itália foi vítima de 43 campanhas de crimes cibernéticos, informaram hoje especialistas da Equipe de Resposta a Emergências Cibernéticas (CERT) da Agência Governamental para a Esfera Digital (AGID).

Segundo um relatório divulgado esta segunda-feira pela publicação especializada Difesa & Sicurezza, foram detectados nessa fase oito malwares, ou vírus maliciosos, que afetam sobretudo diversas empresas e instituições bancárias.

Entre eles estão os chamados Remcos, com inúmeras ondas temáticas de Agência de Receita, agrupadas em duas campanhas, bem como o Pikabot, que utilizou o tema Forward, para divulgação por e-mail com anexos e Formbook, com contratação pelo mesmo via Delivery e Formatos de pedido.

Também foi detectado o AgentTesla, com campanhas que utilizaram os temas Contratos e Orçamentos, enquanto o SystemBC foi distribuído massivamente utilizando o tema Agência Tributária, e o Vidar também utilizou a fórmula Forward através de mensagens electrónicas com links para ficheiros ZIP, refere o relatório.

En ocho instituciones bancarias se detectó el empleo del Phishing y el Smishing ,el primero de ellos un método para obtener con engaños contraseñas, números de tarjeta de crédito, y otras informaciones con la suplantación de una institución de confianza en un mensaje de correo electrónico o chamada telefônica.

Quanto ao segundo, que se refere a tais esquemas através de SMS ou mensagens de texto móveis, a sua utilização expandiu-se significativamente nesse período, para obter informações pessoais do utilizador e fazer uso fraudulento delas, acrescentam os especialistas do CERT.

Segundo um estudo divulgado no início de novembro pela Associação Italiana de Segurança Informática (Clusit), de 2018 a junho deste ano, os ataques cibernéticos contra esta nação europeia cresceram 300%, o que a coloca como uma das mais afetadas a nível mundial.

No primeiro semestre de 2023, os ataques cibernéticos aumentaram 40% em Itália, em comparação com o mesmo período do ano anterior, revelou este relatório.

Atualmente, Itália tem uma incidência de ciberataques quase quatro vezes superior à do resto do mundo, refere esta análise, que aponta que, nos primeiros seis meses do corrente ano, as vítimas aqui representaram 9,6% do total global.

Por outro lado, mais de 37% dos episódios globais de hacktivismo, como é chamado o uso não violento de ferramentas digitais para fins políticos, afetaram organizações italianas, acrescentou esta fonte.

ro/ort/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES