2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Processo de transição começa na Argentina

Processo de transição começa na Argentina

Buenos Aires, 20 nov (Prensa Latina) Após o segundo turno das eleições gerais, a Argentina inicia hoje um processo de transição, no qual o presidente Alberto Fernández instou a agir de forma ordenada e responsável.

Na véspera, o líder do La Libertad Avanza, Javier Milei, alcançou 14.473.340 votos (55,69%), enquanto o representante da Unión por la Patria (UP), Sergio Massa, registrou o apoio de 11.513.116 cidadãos (44,30), de acordo com os dados divulgados com 99,25% das tabelas examinadas.

Fernández destacou a participação nas eleições nas urnas, que ultrapassou 76% de mais de 35 milhões de cidadãos e destacou que o povo manifestou a sua vontade.

Milhões compareceram para votar e definiram o destino do país para os próximos quatro anos. “Sou um homem democrático e nada valorizo mais do que o veredicto popular”, escreveu o presidente no seu perfil na rede social X.

“Estou confiante de que podemos começar a trabalhar com Milei para garantir uma transição ordenada”, acrescentou.

Por sua vez, Massa informou que parabenizou o adversário e destacou que foi uma campanha muito longa, difícil e que em algum momento teve conotações duras que espero que sejam abandonadas para sempre.

Além disso, indicou que levantou com Milei e Fernández a necessidade de implementar mecanismos de ligação e transição para a substituição democrática para que os argentinos nos próximos dias não tenham dúvidas ou incertezas sobre o normal funcionamento econômico, social, político e institucional.

Os cidadãos escolheram outro caminho e a responsabilidade de dar certezas e garantias sobre o funcionamento do país cabe ao novo presidente. Esperamos que ele faça isso, afirmou.

Por outro lado, destacou o valor da convivência democrática e do respeito ao próximo e agradeceu o apoio recebido dos sindicatos, das organizações sociais e da sociedade civil.

Este dia confirma que a Argentina tem um sistema democrático forte, sólido e transparente que sempre respeita os resultados. Não são os números que esperávamos. Hoje termina uma etapa da minha vida política, mas saibam que sempre contarão comigo para defender o trabalho, a educação pública, a indústria nacional e o federalismo, disse.

A convivência, o diálogo e o respeito pela paz são o melhor caminho contra a violência e a desqualificação, acrescentou.

Por sua vez, a líder da juventude peronista, Lucía Cámpora, destacou a importância de atuar com mais organização do que nunca, com coragem, temperança e lealdade à vice-presidente Cristina Fernández.

Por sua vez, a ex-candidata da Frente de Esquerda, Myriam Bregman, garantiu que enfrentarão as ações de Milei com mobilizações.

Chega sem governadores nem maiorias parlamentares e com amplos setores contrários às suas políticas e às da sua vice-presidente (Victoria Villarruel). Estaremos nas ruas diante de cada ataque porque a liberdade deles é a da exploração ilimitada, comentou.

Por sua vez, o líder da Frente Pátria Grande, Juan Grabois, exortou as pessoas a enfrentarem as adversidades com coragem, a sustentarem a organização com sabedoria e a manterem firmemente as suas convicções.

Mais fortes do que nunca, com a Constituição nas mãos e o povo no coração, vamos voltar muito melhores. Ninguém desiste aqui, se enfrentarmos perseguições, será a forja do futuro. Que o sonho de um país justo, livre e soberano, com terra, abrigo e trabalho para todos, viva para sempre, afirmou.

mem/gas/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES