17 de June de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Comunistas chilenos condenam o bloqueio a Cuba e o genocídio em Gaza

Comunistas chilenos condenam o bloqueio a Cuba e o genocídio em Gaza

Santiago do Chile, 20 nov (Prensa Latina) Dirigentes do Partido Comunista do Chile (PCCh) condenaram o bloqueio imposto há mais de seis décadas pelos Estados Unidos contra Cuba e o massacre cometido hoje por Israel contra a Palestina.

“O povo de Cuba, sua Revolução, vive há mais de 60 anos sob um bloqueio que podemos descrever como genocida porque o impede de adquirir alimentos, remédios e combustível”, disse o senador do PCC Daniel Núñez à Prensa Latina.

O parlamentar disse que esse cerco econômico, comercial e financeiro se tornou um grande obstáculo ao desenvolvimento.

Lautaro Carmona, presidente do Partido Comunista, lembrou que, apesar de Cuba ser um país com poucos recursos, afetado por ciclones e furacões e sujeito ao bloqueio dos EUA, conseguiu se tornar uma potência esportiva.

Isso foi demonstrado nos recentes Jogos Pan-Americanos no Chile, onde a ilha ficou em quinto lugar, atrás apenas dos Estados Unidos, Brasil, México e Canadá, disse Carmona a essa agência.

Em uma reunião realizada neste fim de semana no teatro Caupolicán, na capital chilena, o presidente do PCC destacou que, na última votação da ONU, a grande maioria dos países do mundo se manifestou contra essa política nefasta.

“Todos, exceto os Estados Unidos e Israel, além da Ucrânia, que se absteve”, alertou.

Carmona também condenou o genocídio cometido por Israel na Palestina ocupada, uma expressão de um plano de limpeza étnica que vem ocorrendo há décadas com a cumplicidade e a aceitação tácita da comunidade internacional, disse ele.

O líder comunista pediu ao governo chileno e aos órgãos internacionais que tomem medidas e passem do discurso à ação.

Cerca de 13.000 pessoas foram mortas, incluindo 5.000 crianças, desde que o regime de Tel Aviv começou a bombardear os territórios palestinos.

“Na Faixa de Gaza não está havendo uma guerra, mas um massacre ao qual ninguém pode ficar indiferente”, denunciou o presidente do PCC.

mem/car/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES