2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU vai prevenir exploração, abuso e violência sexual contra crianças

Infante-Violencia-768x391

ONU vai prevenir exploração, abuso e violência sexual contra crianças

Nações Unidas, 18 nov (Prensa Latina) O Dia Mundial de Prevenção à Exploração, Abuso e Violência Sexual contra Crianças recorda hoje os riscos que os menores enfrentam em contextos de emergência.

As Nações Unidas salientam que o agravamento da crise climática e a proliferação de conflitos em todo o planeta realçam a necessidade de proteger grupos especialmente vulneráveis, como mulheres e crianças, nestes contextos.

Além disso, a ONU reconhece que as crianças, especialmente as raparigas, correm um risco acrescido de relações sexuais forçadas ou de serem vítimas de exploração sexual, abuso e violência, tanto online como offline.

A situação é mais comum durante conflitos armados e após a pandemia de Covid-19.

As catástrofes, a falta de acção ou de medidas para enfrentar as causas profundas, como o aumento das desigualdades, a acentuação da pobreza e a discriminação estrutural por razões inter-relacionadas, agravam ainda mais as situações que expõem as crianças a estes flagelos.

As Vítimas menores e sobreviventes destes crimes podem sofrer efeitos nocivos duradouros na sua saúde física, mental e sexual, bem como no seu desenvolvimento, alerta a agência a propósito da data.

Estes traumas numa idade precoce podem até equivaler a tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

Para muitas vítimas e sobreviventes, o abuso infantil afecta a sua saúde física e mental e o seu bem-estar, com consequências para toda a vida.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável reconhece a necessidade de preservar a dignidade das crianças e o seu direito de viver livre de violência.

Isto posiciona-se como uma prioridade do caminho internacional que procura acabar com a exploração, o abuso, o tráfico, a tortura e todas as formas de violência contra as crianças, bem como a eliminação de todas as práticas prejudiciais, como o casamento infantil, precoce e forçado e feminino. mutilação genital.

As Nações Unidas estimam que cerca de 120 milhões de mulheres com menos de 20 anos sofreram diversas formas de relações sexuais não consensuais.

Embora não estejam disponíveis estimativas globais da violência sexual contra crianças, dados de 24 países predominantemente de rendimento alto e médio indicam que a prevalência varia entre oito e 31 por cento entre as raparigas e entre três e 17 por cento entre as raparigas. idade.

Entretanto, uma em cada quatro crianças com menos de cinco anos vive com uma mãe vítima de violência de género cometida pelo seu parceiro.

Por esta razão, neste Dia Internacional a ONU reafirma a partir de 2022 a necessidade de eliminar e prevenir todas as formas de exploração sexual, abuso e violência contra menores, bem como promover a dignidade e os direitos.

rgh/ebr/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES