4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Julgamentos do sexto bloco de acusados de golpe começam no Brasil

Julgamentos do sexto bloco de acusados de golpe começam no Brasil

Brasília, 17 nov (Prensa Latina) O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil marcou hoje o início do sexto bloco de julgamentos de outros cinco acusados de participação nos ataques golpistas de 8 de janeiro nesta capital.

As análises serão realizadas em sessão virtual que vai até 24 de novembro. Nesse formato, não há debate entre ministros que votam por sistema eletrônico.

Tal sessão será aberta com o voto escrito do palestrante, Alexandre de Moraes, e os demais jurados apresentarão seus pareceres em sequência.

Os advogados dos acusados poderão demonstrar por meio de vídeos enviados ao processo.

Os indiciados a serem julgados são Ana Paula Neubaner Rodrigues, Angelo Sotero de Lima, Alethea Verusca Soares, Rosely Pereira Monteiro e Eduardo Zeferino Englert.

A ação referente a Englert estava em análise no bloco anterior, mas o julgamento foi interrompido após pedido de Moraes, que apagou os votos apresentados.

Normalmente, um clímax traria o caso para ser julgado no plenário físico, mas desta vez a ação será analisada no virtual.

Englert foi acusado de ser um dos integrantes do acampamento do Quartel-General do Exército em Brasília, de onde partiram muitos invasores para os quartéis-generais dos três poderes.

Membro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, De Moraes afirmou em seu voto que foi comprovada a participação do preso nas “caravanas que estavam no acampamento Quartel-General do Exército naquele final de semana”.

No dia 31 de outubro, porém, o advogado Marcos Vinicius Rodrigues de Azevedo afirmou que seu cliente chegou a Brasília no início da tarde do dia 8 de janeiro e não poderia ter estado no abrigo militar nos dias anteriores.

Cada ação será analisada e julgada individualmente.

Os arguidos respondem pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio declarado demolido.

Sob gritos de intervenção militar e de rejeição à tomada de poder pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seguidores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e saquearam a capital, sede do Congresso Nacional, do STF e do Palácio Presidencial, no dia 8 de janeiro.

rgh/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES