5 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Sindicatos italianos convocam greve nacional

Sindicatos italianos convocam greve nacional

Roma, 16 nov (Prensa Latina) A Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL) convocou para amanhã uma greve nacional para exigir direitos trabalhistas, que incluirão transporte, escolas, hospitais e administração pública, indica hoje um comunicado.

Segundo nota publicada no site oficial da CGIL, a convocação para esta greve é feita em conjunto com o Sindicato Trabalhista Italiano, outro dos sindicatos mais importantes desta nação europeia, e entre as reivindicações está uma reforma tributária e previdenciária, como bem como aumentos salariais.

Inclui também um pedido de aumento dos investimentos na saúde e na educação, no combate à precariedade, na tributação dos lucros, nas opções de política industrial e, em geral, “apoia-se um projeto de mudança para o país, colocando os jovens em primeiro lugar”, para trabalhar”, dizem os organizadores.

A greve afetará entre as 09h00 e as 13h00, hora local, os serviços ferroviários, bem como a navegação fluvial e marítima, além do transporte rodoviário e metroviário nas cidades.

Nos serviços da administração pública e nas escolas a greve terá a duração de oito horas ou todo o turno de trabalho e, segundo um porta-voz da Federação dos Trabalhadores da Educação, a partir das 09h30, hora local, as manifestações decorrerão em mais de 40 Cidades italianas.

A estas manifestações juntar-se-ão os filiados na União Estudantil, cuja coordenadora nacional, Bianca Chiesa, afirmou em declarações à comunicação social que “a educação é um direito básico e exigimo-lo com firmeza”.

Por sua vez, Paolo Notarnicola, líder da Rede de Estudantes do Ensino Médio, defendeu a participação daquela organização na greve apontando que “a cada dia o futuro da nossa geração se torna cada vez mais precário” e acrescentou que “devemos parar a reforma que estão a privatizar a formação no nosso país.

“Não aceitaremos decisões tomadas sobre a nossa pele, não ficaremos parados observando”, acrescentou Notarnicola.

jf/ort / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES