25 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Comissário de DH da ONU saudou resolução do Conselho de Segurança

Comissário de DH da ONU saudou resolução do Conselho de Segurança

Nações Unidas, 16 nov (Prensa Latina) O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, saudou hoje a resolução aprovada pelo Conselho de Segurança sobre Gaza, que insta ao apoio aos civis e ao estabelecimento de pausas humanitárias.

O contexto atual exige a criação de espaço político para uma saída para esse horror, disse ele aos repórteres em Genebra.

Ataques direcionados a hospitais, escolas, mercados e padarias, bem como a punição coletiva, o bloqueio e o cerco impostos a Gaza, são proibidos pela lei humanitária internacional, disse ele.

Türk exigiu a responsabilização por violações graves dos direitos das pessoas e denunciou os sequestros de civis pela resistência palestina.

“Estou ao lado de todos os civis, palestinos ou israelenses, que são prejudicados ou que vivem com medo”, enfatizou.

O alto comissário rejeitou a ordem de Israel de forçar os civis do enclave a se deslocarem para o sul, uma área que também não é segura.

Famílias aterrorizadas e às vezes feridas, idosos e crianças estavam se movendo lentamente em uma estrada destruída por bombas, disse ele, lembrando que outras pessoas incapazes de se mover estavam presas no norte de Gaza.

A esse respeito, ele pediu uma moratória nas hostilidades para a ação humanitária, conforme solicitado na resolução 2712 do Conselho de Segurança adotada na noite de quarta-feira.

O texto há muito aguardado, após várias tentativas anteriores e mais de um mês de conflito, pede urgentemente pausas e corredores humanitários estendidos no enclave por “um número suficiente de dias” para permitir o acesso total, rápido, seguro e desimpedido das agências e parceiros da ONU.

Também exige a libertação imediata e incondicional de todos os reféns mantidos pela resistência palestina, especialmente crianças, bem como garantias de acesso humanitário.

Disposições adicionais pedem que as partes se abstenham de privar a população civil da Faixa dos serviços básicos e da assistência indispensável para sua sobrevivência, de acordo com a lei humanitária internacional.

A minuta, preparada por Malta, recebeu 12 votos a favor, nenhum contra e três abstenções (Rússia, Reino Unido e Estados Unidos).

ro/ebr/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES