15 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba denuncia restrições dos EUA aos países membros da ONU

Cuba denuncia restrições dos EUA aos países membros da ONU

Nações Unidas, 6 nov (Prensa Latina) Cuba qualificou hoje de injustificadas as restrições impostas ao funcionamento de algumas delegações membros da ONU, em violação das obrigações dos Estados Unidos como país anfitrião da organização.

O representante permanente suplente da ilha caribenha, Yuri Gala, rejeitou o uso seletivo e arbitrário do Acordo de Sede por parte da nação norte-americana para impedir ou limitar a participação de funcionários de alguns países no trabalho das Nações Unidas, uma flagrante violação do princípio de igualdade soberana entre todos os membros do foro.

Durante a apresentação do relatório do Comitê de Relações com o País Anfitrião, o representante cubano denunciou obstáculos como a imposição arbitrária de restrições ao movimento de diplomatas de vários países e suas famílias.

Ele também se referiu à demora e à negação arbitrária de vistos aos membros para acessar a sede da Organização e participar de seu trabalho e à expulsão injustificada de diplomatas credenciados na ONU.

Além disso, ele rejeitou violações como a apreensão de propriedades; os impedimentos para acessar contas bancárias e realizar transações para cumprir compromissos financeiros; as inspeções secundárias nos aeroportos dos EUA do pessoal diplomático de algumas delegações, entre outras.

Ao mesmo tempo, ele lamentou que os procedimentos do Comitê permitam que os Estados Unidos sejam o juiz daquilo em que são parte.

Isso, acrescentou, é o principal obstáculo à capacidade do Comitê de realizar seu trabalho de forma objetiva e de acordo com a verdade do que discute.

Gala recordou várias manifestações hostis em frente à Missão Permanente de Cuba na ONU sem que as autoridades do país anfitrião tenham cumprido devidamente as obrigações às quais está sujeito.

A Convenção de Viena exige a adoção de todas as medidas apropriadas para proteger as instalações contra intrusões ou danos e para evitar perturbações da paz ou ofensas à sua dignidade, lembrou ela.

Reiteramos que a inação do país anfitrião motivou a ocorrência dessas manifestações, que impossibilitam que o pessoal de nossa sede diplomática desempenhe as funções para as quais está credenciado, sem o perigo de agressão por parte dos manifestantes”, acrescentou o embaixador.

Cuba continua firmemente determinada a cooperar para que as decisões e recomendações desse importante Comitê sejam cumpridas com transparência e respeito à soberania dos Estados membros, e de acordo com os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas, disse o representante.

O país continuará seu trabalho construtivo para a melhoria e eficácia do trabalho do Comitê, por meio de processos amplos de discussão, consulta, negociação e colaboração entre seus membros, bem como promovendo a participação ativa de outros Estados membros, afetados ou não pela não conformidade do país anfitrião.

rgh/ebr/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES