30 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Implementação da nova Lei de Processo Penal continua em Cuba

Implementação da nova Lei de Processo Penal continua em Cuba

Havana, 1 nov (Prensa Latina) A Lei 143 do Processo Penal continua hoje sua implementação em Cuba com a introdução de novas instituições penais como o critério de oportunidade, a proibição de abordagem à vítima e a pena de conformidade.

A vice-presidente do Tribunal Popular Supremo (TSP) da ilha, Maricela Sosa, explicou que desde a entrada em vigor do dispositivo, em Janeiro de 2022, até Agosto de 2023, 2.891 vítimas compareceram naquela instituição.

Em entrevista ao site Cubadebate, a responsável explicou que 52% apoiaram a acusação do procurador e 23,9% atuaram como coadjuvantes.

Da mesma forma, cerca de 3,6%, 103 vítimas, tentaram uma ação civil de forma independente porque não concordaram com o montante solicitado e compareceram em Tribunal com um advogado.

Sosa referiu-se ainda ao critério de oportunidade, uma das instituições constantes da Lei, através do qual o Ministério Público decide abster-se de exercer a ação penal.

Os critérios de oportunidade são aplicados quando o crime foi cometido de forma imprudente ou nos casos em que é intencional e o seu quadro sancionatório não ultrapassa cinco anos de privação de liberdade.

Neste sentido, sublinhou que 2.481 pessoas solicitaram ao Tribunal a revisão da medida cautelar, e a entidade considerou que a prisão provisória não era necessária para 304 pessoas e impôs-lhes outra medida cautelar.

Salientou que outra medida cautelar incluída no dispositivo é a proibição de abordagem da vítima, dos seus familiares, pelo arguido quando houver possibilidade de prática de um crime.

Neste caso, existem 402 proibições de abordagem impostas pelo TSP.

Para indenizar as vítimas, a Lei também estabeleceu medidas cautelares como a proibição de alienação de bens e a fiança, apreensão ou depósito preventivo de bens e destacou que o Tribunal impôs essas medidas em 21 processos.

Da mesma forma, abordou a conformidade, descrita como “a possibilidade que o arguido tem de manifestar ao tribunal que concorda com o pedido do Ministério Público”.

Entre janeiro de 2022 e agosto de 2023, o TSP aceitou 518 processos em que foi manifestado cumprimento, incluindo 124 antes do julgamento oral.

Comentou que outra das questões introduzidas pela lei são as anulações, a forma como os cidadãos têm de denunciar violações de garantias e direitos no devido processo.

Até o momento, foram apresentadas 33 anulações, principalmente relacionadas às instruções do caso, à cadeia de guarda e custódia ou à coleta de amostras.

oda/mpp/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES