16 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

TSE da Guatemala descarta pedidos de prorrogação processo eleitoral

TSE da Guatemala descarta pedidos de prorrogação processo eleitoral

Cidade da Guatemala, 31 out (Prensa Latina) O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Guatemala oficializou hoje a decisão de descartar os pedidos de prorrogação do prazo de encerramento do processo eleitoral até 15 de janeiro de 2024.

Depois de análises esta segunda-feira que mantiveram os cidadãos atentos, o plenário dos magistrados daquela entidade responsável pela votação mostrou-se inclinado a seguir o calendário das votações, segundo um comunicado divulgado.

“Respeitando o marco legal, após a conclusão das três fases estabelecidas no processo eleitoral, os resultados eleitorais foram validados”, destacou o TSE.

Como consequência, acrescentou, o processo é concluído e com isso são aprovados os resultados das votações gerais e dos deputados ao Parlamento Centro-Americano, cumprindo o artigo 245 da Lei Eleitoral e dos Partidos Políticos.

Pelo exposto, especificou, foi emitido o Decreto número 5-2023, que foi publicado neste dia, “oficializando os resultados e dando segurança jurídica aos cidadãos eleitos nos diversos cargos de sufrágio popular”.

O órgão eleitoral considerou que estas são inalteráveis e garantem a alternância no poder e fortalecem o regime democrático da nação.

O TSE reconheceu e agradeceu aos mais de 125 mil cidadãos que compuseram as Juntas Eleitorais Departamentais, Municipais e Recebedoras de Votos.

Com tal pronunciamento, as investigações que giram em torno do processo eleitoral e do cancelamento do partido Movimento Semilla, grande vencedor das eleições, voltarão a entrar em jogo, na opinião dos analistas.

Os 48 cantões de Totonicapán, que convocaram protestos no dia 2 de outubro, e a Aliança pelas Reformas solicitaram ao TSE uma prorrogação de forma excepcional, conforme estabelecido, para preservar a defesa da democracia.

Durante as reuniões dos procuradores nacionais dos partidos políticos com o plenário do TSE, os grupos Voluntad Oportunidad y Solidaridad (VOS) e Winaq também solicitaram a prorrogação do período eleitoral, ainda que verbalmente.

O Ministério Público, considerado instrumento do pacto corrupto, ordenou a batida na sede do TSE por supostas irregularidades na votação, com sequestro de atas, o que provocou esta situação inédita na Guatemala.

As autoridades indígenas maias pressionam agora a sede da entidade investigadora e exigem a renúncia da procuradora-geral, Consuelo Porras, e de vários de seus funcionários.

Múltiplas entidades locais e internacionais concordam em apontá-los como promotores de um golpe de Estado contra a dupla vencedora das eleições (Bernardo Arévalo e Karin Herrera), que deve tomar posse em 14 de janeiro de 2024.

mgt/znc/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES