14 de May de 2024

Presidente da Assembleia Geral da ONU pede cessar-fogo em Gaza

Dennis-Francis-768x431

Presidente da Assembleia Geral da ONU pede cessar-fogo em Gaza

Nações Unidas, 26 out (Prensa Latina) O presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Dennis Francis, pediu hoje o fim da violência e um cessar-fogo no conflito de Gaza durante a sessão de emergência convocada pelo foro.

A solução está em evitar o derramamento de sangue, a libertação de reféns, a abertura de corredores humanitários para levar mantimentos ao enclave, insistiu Francis ao abrir a reunião, e recordou a importância da criação de dois Estados para acabar com as hostilidades.

“Mais uma vez, nos encontramos em meio à mais grave escalada de violência e hostilidade no Oriente Médio em décadas”, disse ele, acrescentando que isso deve parar agora, chamando de bárbaro o bombardeio constante da população palestina no enclave. O direito de autodefesa de Israel não pode permitir um ataque dessa magnitude, disse ele.

A Assembleia Geral está se reunindo na quinta-feira de acordo com a histórica resolução União pela Paz adotada pelo fórum em 1950.

O órgão pode convocar uma sessão especial de emergência dentro de 24 horas se o Conselho de Segurança “deixar de exercer sua responsabilidade primária” pela manutenção da paz e da segurança internacionais.

A décima sessão especial de emergência foi convocada pela primeira vez em abril de 1997, a pedido do Catar, após uma série de reuniões do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral sobre a decisão israelense de construir um grande projeto habitacional em uma área de Jerusalém Oriental.

Em 13 de junho de 2018, ela se reuniu pela última vez para considerar um projeto de resolução intitulado Proteção de civis palestinos.

mgt/ebr/mb

minuto por minuto