29 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Usina de lítio boliviana entrará em operação este ano, diz autoridade

Usina de lítio boliviana entrará em operação este ano, diz autoridade

La Paz, 24 out (Prensa Latina) Apesar dos inconvenientes que obrigaram a "refazer" o projeto de construção da primeira usina Carbonato de Lítio Industrial da Bolívia, hoje há certeza de que este complexo funcionará em 2023, garantiu fonte oficial.

O presidente da Lithium Deposits Boliviano (YLB), Karla Calderón, afirmou que foi necessário fazer ajustes nas partes elétrica, mecânica e de automação, além de solucionar a falta de planta de água.

Informou que a instalação tem capacidade de produção de 15 mil toneladas por ano e a sua construção exige um investimento superior a 94 milhões de dólares.

Acrescentou que “(…) foram encontradas algumas dificuldades relativamente ao projeto, que tinha sido aprovado na altura, e posso falar disso pessoalmente porque na altura, em 2021, entrei para o Gestor de Projeto e os problemas encontrados eram bastante observáveis”.

Ele ressaltou que sua equipe basicamente teve que começar do zero.

O projeto da instalação foi executado pela K-Utec AG Salt Technologies, como resultado de um contrato assinado em 2015, e posteriormente a construção da obra foi entregue à Beinjing Maison Engineering Co Ltd. -Associação CMEC).

Além dos problemas de projeto, foi observada a falta de água para o funcionamento da usina da industrialização do lítio.

“Sabíamos, na altura, que, se isto continuasse, a conclusão e, portanto, a produção não seriam possíveis”, revelou Calderón em conferência de imprensa.

Ele reiterou os problemas elétricos, mecânicos e de automação de controle, além do fato de o comissionamento também não estar previsto no contrato inicial.

Sustentou que houve diálogo com a empresa e foi acordado que esta fase poderá ser concluída, já que “é uma das fases mais importantes”.

“A questão da água também foi uma grande dificuldade”, sublinhou o proprietário, “o fato de na altura ter sido licitada sem ter em conta o correspondente tratamento da água”.

Neste sentido, esclareceu que as obras relativas a esta componente já foram contratadas para a “conclusão do arranque da Central de Carbonato de Lítio”.

Calderón especificou que, além disso, os trabalhadores trabalham no fornecimento de energia elétrica e no fornecimento de combustível.

A presidente da YLB destacou que a tarefa que sua equipe neste momento é eminentemente técnica.

A construção da usina Começou em 2018, foi interrompido durante o Governo de facto de Jeanine Áñez (2019-2020), e o projeto foi retomado após a reconquista da democracia com a eleição do presidente, LUis Arce, no final de 2020.

mgt/jpm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES