9 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

México leva Plano de Saúde para 23 estados apoiados por governadores

México leva Plano de Saúde para 23 estados apoiados por governadores

Cidade do México, 10 out (Prensa Latina) O Plano IMSS-Bem-Estar de Saúde Pública do México do qual Cuba participa já foi estendido a 23 estados, explicou seu diretor Zoé Robledo, e os governadores assinaram compromissos hoje.

Na coletiva de imprensa matinal do presidente Andrés Manuel López Obrador no Palácio Nacional, a assinatura do compromisso de cada um dos governadores das 23 entidades de apoio ao plano ocorreu com a presença do presidente e do secretário de Saúde, Jorge Alcocer .

Robledo disse que foi um dia importante da IV Transformação na Saúde, depois de dois anos de pandemia e desta nova instituição, pois chegamos à generalização do projeto como objeto de consolidação do funcionamento e entrada em um sistema público e gratuito.

As nove entidades desaparecidas são governadas pela oposição e, portanto, por enquanto estão fora do sistema de saúde e dos medicamentos gratuitos para todos Mexicanos não registrados no Instituto Mexicano de Seguridade Social (IMSS).

Desta forma, disse ele, 23 estados, por vontade dos governadores, dão este passo muito importante para os cidadãos, graças à reforma da constituição, para dar a todos esse direito humano à saúde com um serviço integral.

A partir deste momento, milhões de compatriotas que não têm segurança social já estão dentro do plano de agregar 53,2 milhões de beneficiários, o que representa 80% da população, que tem à sua disposição 256 novos centros de saúde, o maior sistema público de saúde do planeta.

Robledo explicou que o modelo de assistência assistencial ou IMSS-Bem-estar é um sistema administrador único para a manutenção e atendimento oportuno do beneficiário, para emissão de receitas e entrega gratuita de medicamentos, garantindo o desenvolvimento da primeira infância e juventude, atendimento aos idosos e, finalmente, um modelo novo e moderno de cuidados de saúde e bem-estar.

Explicou que o plano envolve manutenção hospitalar, entrada em funcionamento de blocos operatórios que não funcionam, cuidados intensivos, consultórios, salas de máquinas, aparelhos de ar condicionado, cuidados seguros e de qualidade, pequenos equipamentos, obstetrícia e cuidados cardiovasculares.

Inclui também, disse, o processo de basear milhares de trabalhadores que durante anos não tiveram contratos de trabalho permanentes com o gozo de todos os direitos laborais e o fornecimento de medicamentos.

Robledo definiu o Plano IMSS-Bem-Estar como público, gratuito, preventivo, primário e universal na sua aplicação a favor de todos os mexicanos com total atenção e um catálogo muito amplo de doenças e com muitos investimentos no processo que abrange os 23 estados que já foram construídos mais de 30 hospitais, outros em reforma e equipados para torná-lo um modelo único de atendimento em mais de 13 mil centros.

Também um trabalho administrativo e laboral unificado e a vontade política, que é o mais importante, para que isto funcione com a fluidez, organização e qualidade exigidas, que até agora não existiam.

mem/lma/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES