29 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

FMLN comemora 43 anos de existência em El Salvador

FMLN-768x510

FMLN comemora 43 anos de existência em El Salvador

San Salvador, 10 out (Prensa Latina) A Frente Farabundo Martí para a Liberação Nacional (FMLN) comemora hoje 43 anos de sua fundação por organizações populares de esquerda para enfrentar com luta armada a ditadura que imperava em El Salvador.

Lourdes Argueta, membro da Comissão Política da organização, disse em uma mensagem nas redes sociais que agora eles darão continuidade a um projeto que significa vida, sonhos, ética, sacrifício e um grande número de valores que sustentam o partido há anos.

Destacou que estão comemorando o aniversário em uma convergência de diferentes gerações que assumem os mesmos sonhos e trabalham para consolidar o partido, o que é uma tarefa de todos. Aqui, ele ressaltou, não há ninguém que vá assumir esse grande desafio de forma absoluta. Continuaremos a aprofundar o espírito coletivo, enfatizou.

Enquanto isso, em um artigo publicado no jornal Colatino, a ex-deputada do agora partido político Norma Guevara enfatizou que, apesar da divergência em sua apreciação da realidade quando fundaram a organização, os grupos “decidiram dar um salto qualitativo: unir-se e criar a FMLN”.

Eram organizações clandestinas, com vínculos profundos com o povo em diferentes setores, que motivavam e educavam camponeses, trabalhadores, estudantes e profissionais a lutar de forma organizada e que caracterizavam o regime de ditadura fascista, disse ele.

A diversidade de ideias da Resistência Nacional (RN), das Forças Populares de Libertação (FPL), do Partido Comunista de El Salvador (PCS), do Exército Revolucionário do Povo (ERP) e do Partido Revolucionário dos Trabalhadores da América Central (PRTC), o último dos quais formalizou sua filiação em dezembro do mesmo ano, não impediu a unidade, acrescentou.

Não foi a única, mas a que enfrentou diretamente o regime ditatorial com ideias e armas; todos os setores que desejavam uma vida melhor foram cruelmente reprimidos, e o exemplo mais óbvio foi o assassinato do Monsenhor Oscar Arnulfo Romero, destacou.

Agora, com a direita no governo, e antes, eles tentaram desfigurar a história e seus protagonistas. “A FMLN tem o dever de confrontar, confrontar, destruir com a verdade o manto de lama que os inimigos políticos ergueram com bastante eficácia”, enfatizou Guevara.

Enfatizou que a FMLN deve reviver dentro de si mesma e na sociedade o momento de unidade e mais unidade, de somar e multiplicar forças na direção de mudanças em favor do povo, de revelar as verdades, os direitos e os erros, e de apresentar ao povo uma opção para o futuro.

nmr/lb/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES