3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Abinader se considera presidente da ilha, diz comerciantes haitianos

Abinader se considera presidente da ilha, diz comerciantes haitianos

Porto Príncipe, 10 out (Prensa Latina) Após o anúncio da República Dominicana sobre a abertura comercial da fronteira, garantiram hoje diretores da Câmara de Comércio do Nordeste do Haiti que Luis Abinader acredita ser o presidente da ilha.

Albert Pierre-Paul Joseph, presidente do órgão, disse à multiplataforma AlterPresse que a República Dominicana vê o Haiti como um parceiro comercial e tenta menosprezar o país.

“A atitude do presidente dominicano, Luis Abinader, continua a ser a de um chefe de Estado hegemônico, que se acredita ser o presidente de toda a ilha”, disse Pierre-Paul, referindo-se ao território partilhado pelos dois países.

Da mesma forma, denunciou que as autoridades vizinhas “brincam” com a situação de crise que o Haiti sofre face ao colapso total do seu Estado.

Na véspera, Santo Domingo anunciou a reabertura parcial da fronteira, fechada unilateralmente pelo presidente Abinader em retaliação à construção de um canal de irrigação que fornecerá o líquido a cerca de três mil hectares da planície de Maribaroux, no nordeste do Haiti.

Segundo o anúncio das autoridades dominicanas, a reabertura será controlada com medidas de segurança para exportar principalmente alimentos e medicamentos, e mantém a proibição de objetos eletrônicos e materiais.

Os vistos para cidadãos haitianos também não serão retomados, embora a questão do transporte binacional não esteja clara.

As medidas de Santo Domingo vêm à tona após a reabertura do canal La Vigía em seu território, a montante daquele que está sendo construído pelos haitianos, e que, segundo fontes oficiais, captará a água necessária aos agricultores.

O Governo do Haiti, por sua vez, considerou inaceitável e hostil qualquer tentativa da vizinha República Dominicana de desviar água do rio Masacre e privar os seus nacionais de utilizarem os recursos hídricos.

“O governo reafirma o direito inalienável dos haitianos ao uso equitativo dos recursos hídricos binacionais” e apenas considera adequada uma solução que permita a distribuição dos recursos hídricos, a normalização das relações entre os dois países e o retorno à circulação de pessoas e bens de ambos os lados, como foi o caso entre as duas Repúblicas antes do encerramento unilateral de 15 de Setembro.

ro/ane/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES