2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Campanha anticorrupção pune três altos funcionários chineses

Campanha anticorrupção pune três altos funcionários chineses

Beijing, 8 out (Prensa Latina) O Partido Comunista da China (PCCh) expulsou três altos funcionários do governo de suas fileiras por suborno e outras ilegalidades graves, revelou hoje a imprensa local.

De acordo com uma nota do China Daily, como parte da campanha anticorrupção, Liu Liange, presidente do Banco da China, foi afastado das suas responsabilidades; Du Zhaocai, vice-chefe da Administração Geral de Esportes e Yin Meigen, legislador sênior na província de Jiangxi (leste).

No caso de Liu, a Comissão Central de Inspeção Disciplinar do PCCh e a Comissão Nacional de Supervisão determinaram que ele “se intrometeu injustificadamente em projetos de crédito” e emitiu empréstimos ilegalmente, “causando riscos financeiros significativos”.

A investigação também revelou o seu abuso de poder para beneficiar outros no financiamento de projetos, ao mesmo tempo que aceitava grandes quantias de dinheiro e presentes em troca.

“Em conformidade com os regulamentos e leis do Partido, foi tomada a decisão de expulsá-lo do Partido, confiscar os seus ganhos ilícitos e entregar o seu caso para procedimentos judiciais”, sublinha o texto.

Por seu lado, uma investigação sobre Du Zhaocai, que era vice-chefe da Administração Geral dos Desportos da China, revelou que ele “perdeu os seus ideais e crenças, resistiu às investigações sobre os seus problemas e envolveu-se em atividades supersticiosas”.

Além disso, ele aceitou presentes e dinheiro ilegalmente, aproveitou-se de sua posição para proporcionar lucros a terceiros em operações comerciais e no recrutamento de funcionários.

O PCCh relatou o confisco de “seus ganhos ilícitos” e entregou o caso aos promotores.

Por outro lado, Yin, ex-vice-presidente do Comitê Permanente do Congresso Popular da Província de Jiangxi, esteve envolvido em subornos, aceitou presentes e dinheiro e visitou luxuosos locais privados. Ele também foi acusado de estar envolvido em negociações de “poder por sexo” e “dinheiro por sexo”, segundo o relatório.

A investigação indicou que este ex-legislador tinha conspirado com alguns proprietários de negócios privados ilegais, usou a sua posição para beneficiar terceiros no que diz respeito à promoção de pessoal e à contratação de projetos.

O Partido confiscou os seus lucros e transmitiu o caso aos procuradores, concluiu o comunicado.

As autoridades da nação asiática investigaram 316 mil casos de corrupção no primeiro semestre do ano, informou recentemente a Comissão Central de Controlo Disciplinar do Partido Comunista.

Segundo a Comissão Nacional de Supervisão, vinculada ao braço disciplinar da referida organização política, cerca de 258 mil funcionários foram punidos, incluindo 18 a nível provincial ou ministerial.

Daí a frase chinesa sobre a campanha anticorrupção que atinge “tanto os tigres (gestores de alto escalão) como as moscas (funcionários e outras pessoas de escalão inferior)”.

mem/idm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES