2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Exigem justiça por abusos cometidos membro da Assembleia da Juventude

Exigem justiça por abusos cometidos membro da Assembleia da Juventude

Cidade do Panamá, 26 set (Prensa Latina) Organizações de proteção de crianças e menores no Panamá convocaram hoje uma vigília no Legislativo para exigir justiça pelos abusos sexuais contra um membro da Assembleia da Juventude.

“Uma Assembleia que gera suspeitas ao arquivar todos os projetos de lei que visam precisamente proporcionar proteção às mulheres e crianças deste país”, afirma o comunicado, que também apela às autoridades para que tomem medidas neste caso.

O suposto abuso de um menor que desempenhou um papel ativo como deputado juvenil representando o Panamá Oeste, levou o Ministério Público a iniciar uma investigação em resposta à denúncia apresentada em 19 de setembro.

Segundo depoimento da mãe, a jovem está internada no momento. Sem progresso no diagnóstico e totalmente instável.

Este caso lançou sombras sobre um acontecimento significativo na vida política e educativa do país: a Assembleia da Juventude. Além disso, enquadra-se num contexto em que o Ministério Público já trata de um número considerável de casos de violação e outros crimes sexuais, com um total de 3.937 registados até ao mês de Agosto.

A XVI Assembleia da Juventude 2023-2024 contou com a participação de 142 jovens estudantes de diversas províncias e regiões do Panamá.

A Assembleia da Juventude é um programa de participação cívica e educação política que envolve os jovens em debates e discussões sobre temas relevantes para a sociedade e para o país.

O Tribunal Eleitoral (TE) também desempenha um papel crucial na organização das eleições internas desta atividade.

Como instituição colaboradora do programa Assembleia da Juventude, o TE colocou-se à disposição das autoridades competentes para cooperar nas investigações.

Por seu lado, a Assembleia Nacional indicou que está a colaborar ativa e plenamente com as autoridades competentes, no sentido de esclarecer os fatos em tempo útil, garantindo transparência e diligência em todo o processo.

Entretanto, a Ministra da Educação, Maruja Gorday, manifestou o seu empenho em esclarecer o caso de abuso sexual alegado pela menor e disse que ao tomar conhecimento da situação, por parte do padrasto, contatou imediatamente a mãe e apresentou queixa.

Relativamente ao caso, o deputado independente Edison Broce solicitou que sejam aplicadas sanções exemplares aos responsáveis, sublinhando que ninguém deve tirar a inocência de uma criança. Também o legislador Luis Ernesto Carles pediu ao Ministério Público que investigue imediatamente a denúncia e que tanto a Assembleia Nacional como as outras instituições organizadoras devem colaborar plenamente para garantir que um incidente como este não fique impune.

Na véspera, em protesto, estudantes da província do Panamá Oeste marcharam e se reuniram em frente à sede regional do Ministério da Educação.

mem/ga/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES