14 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente do Equador mantém agenda questionável nos EUA

Presidente do Equador mantém agenda questionável nos EUA

Washington, 25 set (Prensa Latina) O presidente do Equador, Guillermo Lasso, manteve hoje reuniões nos Estados Unidos, enquanto seu país criticou sua viagem à nação norte-americana.

O mandatário, cujo mandato terminará em dezembro, reuniu-se nesta segunda-feira com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, com quem abordou os direitos humanos, as liberdades e a democracia, temas sobre os quais o organismo regional é muito questionado.

Também mencionaram a luta contra o crime organizado como um interesse prioritário para a cooperação, uma vez que representa uma das maiores ameaças não só para o país, mas para toda a América Latina, de acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência.

Em seguida, o presidente anunciou na sua conta da rede social X (antigo Twitter) que a empresa transnacional McDonald’s está interessada em investir 36 milhões de dólares no Equador, o que poderá criar mais de 1.200 empregos directos.

Ambos os encontros decorreram no âmbito da agenda oficial de actividades programadas pelo presidente equatoriano na capital norte-americana, onde se faz acompanhar por vários ministros que também estão a tratar de assuntos da sua competência noutras reuniões.

Nas redes sociais, o chefe de Estado foi criticado, uma vez que vários internautas consideraram que não é necessária uma viagem presidencial para este tipo de reunião, tendo ainda salientado que, até ao momento, não se registaram resultados concretos da sua estadia em Washington.

Esta é a 27ª viagem internacional de Lasso em 28 meses de governo, o que significa que ele deixa o país quase uma vez por mês.

Para o antigo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Fernando Yépez, este turismo de Estado é “risível, dispendioso, abusivo e vergonhoso” e considerou a atual política externa do Governo equatoriano “errática, mal planeada, abusiva, sem objectivos claros e inoportuna”.

O regresso de Lasso ao Equador está previsto para quarta-feira, 27 de setembro.

npg/avr/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES