29 de April de 2024

Edição Portuguesa

Ação e liderança, lições da Assembleia Geral da ONU

Por Elizabeth Borrego Rodriguez

Nações Unidas, 25 set (Prensa Latina) Com a certeza de que o planeta precisa de maior ação e liderança, as lições da recente semana de alto nível da ONU pedem hoje uma mudança de rumo .

Após os intensos dias de debate e contabilização de responsabilidades, muitos asseguram que as verdadeiras soluções parecem complexas, mesmo com prioridades claras sobre a mesa, como a emergência climática, as desigualdades do sistema financeiro e a fragmentação política.

A humanidade abriu as portas do inferno, alertou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Isto exigiu esforços redobrados ao relembrar os impactos naturais mais recentes no planeta, com vários recordes de temperatura durante o verão mais quente da história ou as inundações em Derna, na Líbia.

“A ação climática é ofuscada pela magnitude do desafio. Se nada mudar, caminharemos para um aumento de temperatura de 2,8 graus; um mundo perigoso e instável”, sublinhou.

O Secretário-Geral também alertou para a pressão sem precedentes sobre a paz e a segurança do planeta.

O contexto atual, afirmou ao abrir o Debate Geral, exige uma maior prevenção global e a utilização da capacidade das Nações Unidas para colmatar divisões geopolíticas.

O apelo do principal fórum político exigiu ações efetivas para os próximos sete anos, quando a própria organização alerta para um retrocesso na maioria das metas traçadas.

De acordo com estimativas da ONU, apenas 15% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão em curso, enquanto outros vão na direção oposta.

O impacto da pandemia de Covid-19 atrasou ou paralisou programas importantes, como a concretização da igualdade de gênero, enquanto os conflitos na Ucrânia ou em África complicam um futuro de paz, aumentando os preços dos alimentos e o custo de vida para milhões de pessoas.

Os ODS precisam de um plano de resgate global, enfatizou Guterres, mas todos devemos dar um passo em frente.

A semana decisiva para o planeta incluiu uma agenda recheada com as cimeiras dos ODS e da Ambição Climática; a reunião de alto nível sobre prevenção, preparação e resposta a pandemias, juntamente com a reunião anterior à Cimeira do Futuro.

O Debate Geral apelou à reconstrução da confiança e à reativação da solidariedade, servindo ao mesmo tempo como um fórum para ouvir as vozes do mundo que denunciam o bloqueio contra Cuba.

Entretanto, outro evento centrou-se na urgência da cobertura universal de saúde, quando cerca de 4,5 bilhões de pessoas, mais de metade da população mundial, não têm acesso suficiente a serviços de saúde essenciais.

“Vivemos num mundo de muitas prioridades concorrentes, mas devemos manter o foco dos líderes mundiais na saúde como a base do desenvolvimento sustentável”, afirmou o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Por seu lado, a luta contra a tuberculose reuniu líderes e altos representantes do setor num diálogo de alto nível com o objetivo de intensificar os esforços globais para finalmente pôr fim à epidemia, depois de décadas como uma causa significativa de mortalidade.

Nos últimos anos temos vivido uma espécie de tempestade perfeita: a Covid-19, as alterações climáticas, os conflitos e outras crises estão a ameaçar o progresso dos últimos 20 anos, disse Peter Sands, diretor executivo do Fundo Global de Luta contra a SIDA, a tuberculose e a malária.

“Podemos sustentar e até acelerar o progresso trabalhando em conjunto para enfrentar os desafios de saúde mais prementes e construir sistemas de saúde mais fortes e mais resilientes, mas é vital que, ao fazê-lo, abordemos as profundas e generalizadas desigualdades de saúde entre e dentro dos países”, disse.

jf/ebr/ls

minuto por minuto