9 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia insta Armênia e Azerbaijão a cessarem as hostilidades

Rússia insta Armênia e Azerbaijão a cessarem as hostilidades

Moscou, 20 set (Prensa Latina) O Ministério das Relações Exteriores da Rússia apelou hoje à Armênia e ao Azerbaijão para que parem com o derramamento de sangue e ponham fim às hostilidades na disputada região de Nagorny Karabakh.

“Em ligação com a escalada do conflito armado no enclave arménio, instamos as partes a pôr fim ao derramamento de sangue, a cessar as hostilidades e a eliminar as vítimas civis”, indica o comunicado publicado esta quarta-feira no site oficial da Chancelaria da nação euroasiática.

Segundo a nota, as forças de manutenção da paz russas destacadas na região prestam ajuda e assistência médica aos civis e também participam na evacuação.

Além disso, o Chanceler apelou ao cumprimento dos acordos trilaterais alcançados em 2020-2022, que detalham todos os passos para uma solução pacífica para o problema de Nagorny Karabakh.

O texto também destacou a necessidade de acabar com o conflito armado e fazer todo o possível para garantir os direitos e a segurança da população da região.

Em 19 de setembro, o Ministério da Defesa do Azerbaijão anunciou o início de uma “operação antiterrorista” em Nagorny Karabakh para conseguir “a retirada das tropas armênias” daquele território.

Por sua vez, as autoridades armênias negam a presença das suas tropas na região e qualificam a operação de “agressão” contra o povo de Nagorny Karabakh.

A autoridade militar do Azerbaijão denunciou os ataques sistemáticos das formações armênias às suas posições militares, a exploração mineira de recursos que pertencem ao Azerbaijão e o aumento do número de trincheiras e abrigos no enclave.

Em 19 de setembro, um veículo da Agência Rodoviária Estatal do Azerbaijão explodiu após atingir uma mina terrestre na rodovia Ahmadbayli-Fuzuli-Shusha, matando dois civis.

No mesmo dia, a detonação de uma mina durante a passagem de um veículo do Ministério do Interior causou mortos e feridos entre as tropas.

A Armênia e o Azerbaijão travaram duas guerras por Nagorny Karabakh desde que aquele território, com uma população maioritariamente armênia, decidiu separar-se em 1988 da então República Socialista Soviética do Azerbaijão.

Em 2022, Yerevan e Baku começaram a discutir a assinatura de um futuro acordo de paz, mediado pela Rússia, pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

oda/gfa/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES