21 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cabo Verde apela à redução das barreiras ao acesso às tecnologias

F6GnHTlW0AANeu0

Cabo Verde apela à redução das barreiras ao acesso às tecnologias

Havana, 15 set (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Alberto Figueiredo, chamou hoje os membros do Grupo dos 77 e a China (G77) a defender um conjunto de políticas que realmente reduzam as barreiras ao acesso à tecnologia.

Não podemos repetir os erros do passado, disse Alberto Figueiredo, que falava na Cimeira do G77, que decorre no Palácio das Convenções da capital, sob o tema Desafios actuais do desenvolvimento: o papel da ciência, da tecnologia e da inovação, e apelou ao G77 para que defina as suas responsabilidades para que tal não volte a acontecer.

Os avanços científicos e tecnológicos são uma forma obrigatória de olhar para o futuro com otimismo”, sublinhou e apontou a necessidade de reforçar os mecanismos de cooperação Sul-Sul, porque as diferenças que dominam o mundo exigem respostas globais.

A mesma tecnologia que marcou o progresso e globalizou o mundo não é uma solução mágica ou automática; exige um trabalho profundo de investigação séria e duradoura sobre o nosso futuro comum, afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional de Cabo Verde.

Tempos marcados por profundos problemas de saúde, segurança e paz exigem respostas rápidas, inteligentes e eficazes dos nossos países, exclamou Figueiredo.

O Ministro salientou que o tema escolhido para esta Cimeira não podia ser mais oportuno, porque os desafios do desenvolvimento estão intimamente ligados à ciência, à tecnologia e à inovação.

Neste sentido, disse que todos os nossos países são chamados a investir cada vez mais nestas áreas de ponta para beneficiar as novas gerações, pois, segundo ele, a educação e a formação dos jovens é fundamental para o progresso das nossas nações.

Os avanços e as descobertas científicas e tecnológicas devem ser postos ao serviço de todos e não contribuir para a criação de novas categorias de excluídos, afirmou.

Espero que os compromissos assumidos em Havana contribuam para a redução do fosso tecnológico e científico entre o Norte e o Sul”, concluiu Figueiredo.

Cuba assumiu a presidência pro tempore do grupo em janeiro passado, a primeira vez que o país das Caraíbas lidera este mecanismo, e nessa qualidade convocou esta cimeira.

O G77 e a China é o agrupamento mais diversificado na esfera multilateral, com 134 Estados membros que representam dois terços dos membros das Nações Unidas e 80 porcento da população mundial.

oda/ale/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES