12 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nova cepa dominante de dengue alertada na Jamaica

Nova cepa dominante de dengue alertada na Jamaica

Kingston, 14 set (Prensa Latina) O ministro da Saúde da Jamaica, Christopher Tufton, informou hoje 38 casos positivos de dengue sorotipo 2, uma cepa que não é registrada desde 2010 na ilha e que pode ser fatal.

Tufton disse que o mais preocupante é o fato de que 20 pacientes estão na faixa etária de 5 a 14 anos.

“Devido ao longo período de tempo desde que identificamos a cepa 2, a probabilidade de risco na população mais jovem é maior, portanto, também é um motivo adicional de preocupação o fato de essa ser a cepa dominante”, disse o ministro da saúde.

“Parte do apelo do Ministério da Saúde e Bem-Estar Social é incentivar os pais a tratar as crianças com febre apenas com paracetamol e evitar a aspirina e medicamentos similares, como ibuprofeno e diclofenaco”, disse ele.

Enquanto isso, ele disse que os dados da Unidade Nacional de Vigilância do ministério mostram que, até a última segunda-feira, havia 316 casos suspeitos, suspeitos e confirmados da doença transmitida por mosquitos.

“Isso representa um aumento de quase cinco vezes em comparação com o período correspondente em 2022, que teve 65 casos”, indicou o ministro.

Ele informou que US$ 200 milhões foram alocados para o descarte de resíduos volumosos e limpeza de drenos em todo o país como parte de um programa de controle de vetores para conter a possibilidade de um surto ainda este ano.

Ele acrescentou que as inspeções nas escolas já começaram e, até o momento, cerca de 500 trabalhadores temporários de controle de vetores foram recrutados e enviados para comunidades de alto risco.

A última vez que a Jamaica teve um surto de dengue foi em 2019, com 10.559 casos de dengue e 44 mortes pela doença.

O mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, é endêmico na Jamaica.

Os sintomas da dengue incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, fadiga, náusea e erupção cutânea.

Em um pequeno número de casos, pode ocorrer febre hemorrágica da dengue com risco de vida, causando sangramento interno, aumento do fígado e febre alta.

mgt/adr/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES