17 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

O mandatário colombiano e altos edis participarão na Cimeira do G77

O mandatário colombiano e altos edis participarão na Cimeira do G77

Bogotá, 13 set (Prensa Latina) O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, viajará acompanhado do chanceler, Álvaro Leyva, a Cuba para participar da Cimeira do G77 e China, confirmou hoje o Ministério de Relações Exteriores.

O Ministério das Relações Exteriores explicou que a reunião será realizada em Havana nesta sexta-feira e sábado, onde os participantes avaliarão os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas nações do Sul e sua contribuição indispensável para a ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável.

Nesta ocasião, a Colômbia procurará promover a sua proposta para uma governação financeira global mais inclusiva, representativa e eficaz, que ajudará a construir as bases de um novo pacto financeiro internacional que ajudará, em particular, os países mais vulneráveis a mitigar e a adaptar-se aos efeitos da crise climática, disse um comunicado oficial.

Mais de uma centena de delegações participarão na Cimeira do G77 e da China, que se realizará em Havana a 15 e 16 de setembro, confirmou na quarta-feira o ministro cubano dos Negócios Estrangeiros, Bruno Rodríguez.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do país anfitrião disse que esta participação inclui dezenas de chefes de Estado e de Governo, bem como líderes de organizações e organismos internacionais, incluindo o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Rodríguez acrescentou que mais de 90 Estados membros já se inscreveram na lista de oradores da cimeira, que terá lugar no Palácio de Convenções da capital, o que demonstra o interesse pela cimeira, centrada nos desafios actuais do desenvolvimento: o papel da ciência, da tecnologia e da inovação.

O G77 é uma organização intergovernamental que reúne a maioria dos países em desenvolvimento do hemisfério sul. Conta atualmente com 134 Estados-Membros.

O Grupo foi criado na Conferência Comercial de 1964 para promover os interesses económicos dos seus membros, que também faziam parte do Movimento dos Não Alinhados (MNA).

Constitui também o maior grupo de negociação de países no seio da ONU e é um dos principais exemplos de cooperação entre países do Sul global.

Para além das resoluções e decisões iniciadas pelo G77 na Assembleia Geral da ONU, o G77 é também o maior grupo de negociação de países no seio da ONU.

Em colaboração com as Nações Unidas e os seus Comités, o G77 produz declarações e programas conjuntos sobre questões de desenvolvimento.

O órgão político máximo do Grupo é a Presidência, que é rotativa numa base regional e tem a duração de um ano.

Em 2023, Cuba assume a presidência do G77 e as suas cimeiras são o principal órgão de decisão.

Estas realizaram-se apenas duas vezes em Cuba (em 2000) e no Qatar (em 2005). Seguindo o princípio da rotação geográfica, a terceira Cimeira do G77 Sul está prevista para o Uganda, de 20 a 23 de janeiro de 2024.

rgh/otf/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES