2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Indígenas do Equador pedem suspensão do decreto de mineração

Indígenas do Equador pedem suspensão do decreto de mineração

Quito, 13 set (Prensa Latina) A Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) processará hoje o Tribunal Constitucional pela suspensão definitiva de um decreto executivo que permite ao Ministério do Meio Ambiente conceder licenças para exploração mineira no país.

A organização convocou uma manifestação esta quarta-feira fora do órgão judicial contra a mineração e em defesa da vida, da água e dos territórios.

Em 1º de agosto, o Tribunal suspendeu temporariamente o Decreto 754, que regulamenta as consultas ambientais em projetos minerários e produtivos nas comunidades.

A instituição convocou uma audiência pública para o dia 18 de setembro para analisar o tema com a participação de grupos ambientalistas e indígenas.

Os ativistas salientam que a medida, assinada pelo Presidente Guillermo Lasso no dia 31 de maio, viola os direitos das comunidades afetadas pela atividade mineira e confunde a consulta ambiental com a consulta livre, prévia e informada estabelecida na Constituição.

Com o Decreto 754, o Executivo reformou o Código Orgânico do Meio Ambiente, e permitiu ao Ministério do Meio Ambiente realizar processos de consulta ambiental por meio da militarização dos territórios.

O Comité Empresarial Equatoriano, por sua vez, solicitou ao Tribunal que reconsiderasse a suspensão da medida porque um total de 176 processos estão paralisados, o que terá um impacto económico negativo a curto prazo de dois bilhões de dólares.

Em algumas cidades, como Las Naves e Sigchos, nas províncias de Bolívar e Cotopaxi, respectivamente, os moradores protestaram contra as consultas ambientais abrangidas por esse decreto e que geraram confrontos entre indígenas e camponeses contra policiais e militares.

Como resultado dos acontecimentos, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, condenou os violentos confrontos nestas cidades e classificou-os como um preocupante retrocesso na proteção dos direitos dos povos indígenas, que devem ser ouvidos e não reprimidos.

jha/avr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES