17 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Indígenas do Equador pedem adiamento de audiência do decreto mineiro

Indígenas do Equador pedem adiamento de audiência do decreto mineiro

Quito, 13 set (Prensa Latina) A Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE) pediu hoje ao Tribunal Constitucional o adiamento da audiência para analisar um decreto executivo que favorece a exploração mineira.

O presidente da organização, Leónidas Iza, entregou na sede do tribunal o pedido para que os magistrados realizem a sessão sobre o regulamento presencialmente nos territórios ameaçados por projetos extrativos numa data posterior à prevista (18 de setembro).

Segundo Iza, os avanços da mineração não podem ser discutidos virtualmente ou com urgência, pois a defesa legal precisa preparar seus argumentos.

Queremos que o Tribunal vá aos territórios e veja os problemas reais, como os conflitos na província de Cotopaxi em locais onde se produz panela para exportação e onde os projectos mineiros querem prejudicar a capacidade produtiva destas comunidades, disse Iza em declarações à imprensa.

Desta forma, a CONAIE procura obter uma análise objetiva do impacto do Decreto 754, que visa acelerar as consultas ambientais nos territórios indígenas para a realização de projectos de hidrocarbonetos e de exploração mineira.

A medida está atualmente suspensa temporariamente a pedido da Conaie e de grupos ambientalistas que consideram que a medida, assinada pelo Presidente Guillermo Lasso, constitui uma violação dos direitos das comunidades ao confundir a consulta ambiental com a consulta livre, prévia e informada estabelecida na Constituição.

O Comité Empresarial do Equador, por seu lado, pediu ao Tribunal que reconsiderasse a suspensão da medida porque estão paralisados 176 processos, o que a curto prazo terá um impacto económico negativo de 2 mil milhões de dólares.

Em algumas localidades, como Las Naves e Sigchos, nas províncias de Bolívar e Cotopaxi, respetivamente, os habitantes protestaram há algumas semanas contra as consultas previstas no decreto, o que provocou confrontos entre indígenas e camponeses e policiais e militares.

rgh/avr/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES