8 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

República Dominicana: Ovação do público para o Balé Nacional de Cuba

República Dominicana: Ovação do público para o Balé Nacional de Cuba

Por Mariela Pérez Valenzuela
Santo Domingo, 10 set (Prensa Latina) Um público emocionado aplaudiu hoje de pé a apresentação do Ballet Nacional de Cuba (BNC) no Teatro Nacional, onde três de suas principais figuras, Viengsay Valdés, Anette Delgado e Dany Hernández, interpretaram O Lago dos Cisnes na capital.

Muitos aplausos encheram o salão onde os artistas se apresentaram como parte de uma turnê das principais figuras da companhia, que este ano comemora 75 anos desde sua fundação pela Prima Ballerina Assoluta, Alicia Alonso, e os irmãos Fernando e Alberto Alonso.

Os três bailarinos principais, Valdés, Delgado e Hernández, mostraram uma classe de estilo, sensibilidade e talento em sua interpretação dos personagens principais desse clássico mundial, em uma apresentação única e após 15 anos de ausência do grupo de dança nos palcos da República Dominicana.

Valdés, também diretora do BNC, descreveu essa apresentação em Santo Domingo como maravilhosa e muito especial.

Ela disse à Prensa Latina minutos depois que as cortinas se fecharam no Teatro Nacional “Eduardo Brito”, acrescentando que quase todos os dançarinos, a maioria deles muito jovens, estavam fazendo sua estreia hoje no Lago dos Cisnes. Ela também agradeceu aos organizadores e ao público.

A aclamada bailarina ficou encarregada do papel de Odette, ao lado de Delgado como Odile e Hernández como o príncipe Siegfried.

O BNC encantou o público com a versão cubana de O Lago dos Cisnes, de uma das personalidades mais relevantes da história da dança, Alicia Alonso (1920-2019), com base na coreografia original de Marius Petipa e Lev Ivanov, e música do compositor russo Piort Ilich Tchaikovsky.

Considerada pela crítica especializada como a obra mais importante do repertório da dança clássica, a peça, um exemplo excepcional do estilo, da técnica e dos modos de expressão de uma época, representa o triunfo do bem (Odette, o puro cisne branco) sobre o mal (Odile, o malvado cisne negro).

Um cisne branco interpretado com sensibilidade, talento e técnica precisa por Valdés, aprendiz direto de Alicia Alonso e outros mestres relevantes da companhia, conseguiu seduzir um espectador que conhece a arte da ponta, que aplaudiu de pé sua apresentação.

O cisne negro (Anette Delgado) motivou o público com sua força, classe e as características expressivas do personagem desenvolvido no palco.

Delgado disse à Prensa Latina que estava muito feliz com a recepção do público e destacou o alto nível técnico, do começo ao fim.

Ela disse que é sempre um prazer se apresentar em diferentes partes do mundo e deixar o nome do BNC bem alto no ar.

O primeiro bailarino Dani Hernández mais uma vez demonstrou seu talento com estilo e técnica impecáveis, além de sua elegância no palco como príncipe (Siegfried, apaixonado por Odette).

Em outros papéis, os dançarinos Jorge Guerra, como o Feiticeiro, e Estefanía Hernández e Gabriel Druyet, nos papéis dos cisnes solistas, atuaram na tão esperada apresentação do BNC no Teatro Nacional.

A aclamação recebida nesta noite corrobora o prestígio da BNC como uma das melhores companhias de balé clássico do mundo e é também uma homenagem a Fernando Alonso, seu primeiro diretor (1948-1975), e a Alicia Alonso, de 1975 até sua morte em 2019.

O Lago dos Cisnes estreou em 1877 no Teatro Bolshoi, em Moscou.

A companhia de dança cubana se apresentou na República Dominicana pela primeira vez em 1976, mas não se apresentava aqui como um conjunto desde 2008, embora algumas de suas figuras tenham participado de forma independente em galas artísticas. mem/mpv/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES