2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Último Chac Mool encontrado no México ficará em Michoacán

Último Chac Mool encontrado no México ficará em Michoacán

Cidade do México, 8 set (Prensa Latina) A última escultura de um Chac Mool pré-hispânico encontrada no México permanecerá em Morelia, Michoacán, a pedido do governo desse estado, confirmou seu executivo. O governador Alfredo Ramírez indicou em comunicado que solicitou ao Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) que o pedaço do Chac Mool encontrado em 4 de setembro durante as obras do novo mercado municipal de Pátzcuaro permanecesse no estado como parte de seu patrimônio histórico e cultural.

Disse que, embora a peça pré-hispânica esteja guardada pelo INAH na Casa de Michoacán, é de grande interesse para o seu governo que a escultura seja exposta em algum lugar de Pátzcuaro para que Michoacán e turistas possam vê-la.

Os pesquisadores do INAH explicaram a relevância deste número, já que os achados anteriores de outros semelhantes foram em outra localidade, como os de Ihuatzio em 1908 e 1938.

Acrescentaram que os registos indicam que em 1896, o etnólogo norueguês Carl Lumholtz, adquiriu um Chac-Mool em Pátzcuaro mas vindo de Ihuatzio, que saiu do México e está hoje exposto no Museu Americano de História Natural de Nova Iorque.

As brigadas do INAH estão a trabalhar nas imediações do estaleiro do novo mercado municipal, onde ampliam as escavações em busca de mais descobertas.

O Chac Mool é uma escultura pré-colombiana de uma figura humana cheia de mistério, encontrada principalmente nas áreas de Chichen Itza e Tula.

É uma figura humana recostada, com as pernas levantadas e a cabeça virada, e sobre a barriga repousa um recipiente circular ou quadrado.

O nome maia pelo qual é conhecido foi atribuído pelo viajante Auguste Le Plongeon que, nas suas escavações em Chichén Itzá, encontrou um deles e transferiu-o para Mérida no final de 1874.

Posteriormente, outros deste tipo foram encontrados em diferentes locais da Mesoamérica e, embora sejam mais abundantes em Tula, Hidalgo, e em Chichén Itzá, Yucatán, vários também foram encontrados na Cidade do México.

Um deles foi recuperado em 1943 na rua Venustiano Carranza, esculpido no típico estilo asteca. Outra fica em frente ao santuário de Tláloc (estágio II 1390 DC) do Templo Mayor de Tenochtitlan, que ainda preserva suas cores originais.

Outro Chac Mool tolteca trazido de Tula para Tenochtitlan está entre os alicerces da Casa de los Marqueses del Apartado, na rua Argentina, próximo ao Templo Mayor, com a diferença de que também traz uma faca amarrada no braço.

Possivelmente ele foi decapitado, pois a cabeça não foi encontrada nos esforços de resgate.

Existem diferentes interpretações sobre a função do Chac Mool encontradas em contextos sagrados, sempre, pelos quais estão associados a pequenos altares, mas em particular aos jogos de bola maias, desporto ligado ao sacrifício humano, embora no caso dos astecas sejam também ligado à chuva.

mgt/lma/dna

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES