9 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ganhei a aposta, disse Lopez Obrador sobre eleição da oposição

obrador

Ganhei a aposta, disse Lopez Obrador sobre eleição da oposição

Cidade do México, 31 ago (Prensa Latina) O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, proclamou hoje que ganhou a aposta quando se soube que o candidato presidencial da opositora Frente Ampla é o senador Xóchitl Gálvez, do Partido Ação Nacional (PAN).

O presidente revelou antecipadamente que o empresário Claudio X González, sócio do ex-presidente Carlos Salinas de Gortari, dos ex-presidentes Vicente Fox e Felipe Calderón, e os líderes do PAN, Marko Cortés, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Alejandro Moreno, e da Revolução Democrática (PRD), Jesús Zambrano, decidiram levar Gálvez em uma farsa para simular a democracia.

Todos os seus concorrentes se recusaram “voluntariamente”, sendo a última Bertha Paredes, do PRI, até que ela ficou sozinha ontem, quando foi proclamada pelo PRI e pelo PRD como sua candidata, depois que Marko Cortés o fez euforicamente.

Eu ganhei a aposta, disse que ia ser assim, e que ela era a escolhida, e eles começaram a operar com o mesmo roteiro, “deixando cair” os candidatos pouco a pouco, tudo sob a direção de Claudio X, algo que nunca tinha sido visto aqui de forma tão clara e com total descaramento, porque eles nem sequer terminaram o processo de declinações puras.

Tudo foi assim, eu disse a vocês, há votos que contam e outros que custam, não posso falar muito porque eles vão me punir e dizer que eu violei as regras, mas é para que os jovens vejam como eles trabalham e não sejam enganados e que devemos sempre lutar contra a simulação.

É por isso que somos diferentes e eles não conseguiram nos derrotar; se fôssemos iguais, eu não estaria aqui, disse ele.

Eles estavam desesperados, disse ele, mas são muito previsíveis, e você sabe quando eles têm “linhas”, e a simulação foi tão grosseira que eles até usaram o jornal Reforma para divulgar a suposta vitória de Xóchitl Gálvez nas urnas.

Depois dessa informação do Reforma, disse ele, deveria ter havido uma eleição dos que se registraram para participar do processo em uma reunião dos partidos na qual o vencedor seria decidido, mas eles não estão indo para a próxima etapa porque há um viés a favor de Gálvez, explicou ele.

Ele disse que eles não podem ficar calados sobre essas coisas que aconteceram no PRI porque voltaram ao mesmo, embora esse partido continue a ficar ainda mais deprimido, porque está acontecendo a mesma coisa que quando o PRI cedeu a presidência do México ao PAN (em 2000 e 2006) para Vicente Fox e Felipe Calderón.

Ele explicou que o caso de Gálvez é um processo que está começando agora, um primeiro estágio, um prólogo mal escrito, uma introdução mal escrita, mas ainda falta o mais importante, que é a decisão do povo, que tem a primeira e a última palavra, porque é ele quem está no comando agora. ro/lma/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES