10 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

EUA, violência armada descontrolada

EUA, violência armada descontrolada

Washington, 28 ago (Prensa Latina) Os Estados Unidos viveram um fim de semana violento, uma dezena de mortos e mais de 40 feridos somam-se hoje à extensa lista de vítimas da epidemia gerada aqui por armas de fogo, descontrolado.

Os tiroteios em massa ocorreram em pelo menos nove estados da União, de acordo com a análise de dados divulgados segunda-feira pelo Armed Violence Archive, uma organização que rastreia tais incidentes em todo o país.

De acordo com a análise dos dados, em apenas 24 horas os tiroteios em massa variaram de 474 a 476 até agora neste ano, uma estatística variável que aponta para um eventual número recorde até o final de 2023. Cidades dos estados da Califórnia, Colorado

, Flórida, Ohio, Mississippi, Massachusetts, Michigan, Kentucky e Maryland estão entre os afetados por tais atos de violência.

Mas o mesmo mapa mostra que nos dias anteriores -no espaço de uma semana- houve tiroteios na Geórgia, Pensilvânia, Minnesota, Texas, Nova Iorque, estado de Washington, Illinois e Wisconsin, só para citar outros exemplos, o que dá a medida da quão generalizada e séria é a questão das armas de fogo neste país.

A mídia local informou esta manhã que quatro pessoas morreram, incluindo um adolescente de 17 anos, após um tiroteio em um apartamento no condado de Harford, Maryland, no domingo.

O xerife do condado, Jeffrey Gahler, disse que um indivíduo armado entrou em um apartamento, tiros foram ouvidos e os policiais chegaram para encontrar três pessoas mortas, enquanto uma quarta foi levada ao hospital, mas não sobreviveu.

Acredita-se que o suspeito esteja entre os mortos, disseram as autoridades, que até agora desconhecem o motivo da tragédia.

Enquanto isso, a consternação persiste em Jacksonville, Flórida, onde líderes comunitários se reuniram ontem para orar e pedir para não transformar a dor em raiva após o assassinato fatal de um jovem branco em uma loja Dollar General, no sábado, contra três pessoas negras, dois homens e uma mulher.

As autoridades divulgaram imagens de câmeras de segurança que mostram o momento em que o atirador, com o rosto coberto, entrou na loja e começou a atirar. Antes, ele atirou em uma das vítimas fatais, uma mulher de 52 anos que estava em seu carro.

O xerife de Jacksonville, TK Waters, revelou a identidade do agressor: Ryan Christopher Palmer, 21 anos, sem antecedentes criminais, que deixou um diário que expressava os sentimentos de um homem, aparentemente louco, que sabia o que faria.

Os cidadãos deste país vivem com medo da violência armada a qualquer hora e em qualquer lugar.

Neste caso, o atirador de Jacksonville expressou abertamente seu ódio aos negros e decidiu atacar uma loja, mas os tiroteios acontecem em plena luz do dia em locais públicos, desde festas, igrejas até funerais.

Em sua primeira entrevista coletiva no sábado, o xerife de Jacksonville explicou que Palmer usava um colete à prova de balas, uma máscara, bem como um rifle estilo AR-15 e uma pistola.

De acordo com fotografias das armas mostradas por Waters, uma delas tinha suásticas desenhadas em tinta branca.

Uma pesquisa realizada pelo The Washington Post e pela Ipsos revelou no início de agosto que um em cada 20 adultos nos Estados Unidos, cerca de 16 milhões de pessoas em todo o país, possui um rifle do tipo AR-15.

Por outro lado, embora seja difícil estimar o número de armas de fogo pertencentes a civis devido a uma variedade de fatores, os investigadores estimam que os estadunidenses possuem 393 milhões dos 857 milhões de armas civis disponíveis, o que representa cerca de 46% do arsenal civil mundial. Uma quantidade que supera a sua população, que gira em torno de 340 milhões de habitantes.

Da mesma forma, estima-se que cerca de 44% dos adultos nos Estados Unidos vivam em uma casa com uma arma, e que quase um terço possui uma para uso pessoal, indicou uma pesquisa Gallup de outubro de 2020. A National Sports Shooting Foundation afirmou que nesse mesmo ano de 2020, os fabricantes dessa indústria produziram aqui cerca de 2,5 milhões de AR-15 ou, comparativamente, uma em cada quatro armas.

Estatísticas recentes do Post mostraram que o tipo de arma mais utilizado pelos atacantes é o rifle AR-15.

Esse rifle foi usado em pelo menos 10 dos 17 tiroteios em massa mais mortíferos nos Estados Unidos desde 2012, incluindo os massacres de Las Vegas (2017), Sandy Hook (2012), Parkland (2018) e Uvalde (2022), disse o influenciador rotativo. .

Devemos recusar viver num país onde os negros temem ser mortos a tiros por causa da cor da sua pele, disse na véspera o presidente Joe Biden, lamentando o que aconteceu na Florida.

No mesmo dia em que os Estados Unidos celebraram este sábado o 60º aniversário da Marcha sobre Washington e a nação recordou um momento fundamental da nossa história e do nosso trabalho pela igualdade de oportunidades para todos – advertiu -, a “comemoração terminou com mais um estadunidense feridao por um ato de violência armada”.

ro/dfm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES