28 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Angola pede ao Gabão que avance com acordo

Angola pede ao Gabão que avance com acordo

Luanda, 24 ago (Prensa Latina) O Ministério das Relações Exteriores de Angola (Mirex) pediu hoje ao seu homólogo gabonês que mobilize os agentes desse país envolvidos na aprovação do Acordo sobre o Repatriamento de Pessoas Condenadas.

Numa nota oficial entregue à Embaixada do Gabão em Luanda, o Mirex pediu que o assunto fosse tratado com urgência, tendo em conta a preocupação com a morte de um cidadão angolano na prisão central de Libreville.

Este cidadão fazia parte de um grupo de 15 pescadores detidos e acusados de pesca ilegal nas águas marítimas do Gabão, em conformidade com a legislação gabonesa.

Angola e o Gabão partilham a mesma plataforma marítima na região centro-africana e, desde tempos remotos, os dois povos praticam frequentemente a pesca artesanal, muitas vezes sem ter em conta as questões de demarcação das fronteiras, refere um comunicado do Mirex sobre o assunto.

O documento apela às autoridades gabonesas para que “dêem provas de maior clemência”, a fim de evitar mais perdas de vidas entre os que continuam detidos.

“O Mirex está ciente de que a mudança na forma como este tipo de questões tem sido tratado desde há algum tempo se deve à incorporação no direito gabonês das disposições relativas às recomendações da Comunidade Económica dos Estados da África Central”, acrescenta a nota.

Estas recomendações obrigam os Estados membros a tratar a questão da pesca ilegal como uma questão criminal, daí o pedido do ministério angolano ao Gabão para avançar com o Acordo sobre o Repatriamento de Pessoas Condenadas.

De acordo com o comunicado, Angola tem este instrumento jurídico pronto para aprovação e entrada em vigor, aguardando apenas o pronunciamento do Gabão.

O grupo de 15 pescadores do território angolano de Cabinda está detido desde 2021, acusado de violação das águas territoriais do outro país, pesca ilegal em zonas de reserva e criação de insegurança nas plataformas petrolíferas gabonesas.

Nove deles foram libertados no dia anterior, informou a Agência noticiosa angolana.

ro/kmg/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES