17 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Festival Timbalaye percorre províncias cubanas com legado africano

Festival Timbalaye percorre províncias cubanas com legado africano

Havana, 20 ago (Prensa Latina) O XV Festival Internacional Timbalaye La Ruta de la Rumba 2023 começa hoje aqui com um forte repique de tambores Batá, que até 31 de agosto percorrerá 10 províncias levando sons do legado africano.

Este evento cultural que percorrerá Cuba de oeste a leste conta pela primeira vez com a participação do Brasil e também com a representação do México.

Inclui em Havana o Colóquio Internacional Os Sons da Identidade Cultural, sediado na Casa de África no dia 21 de agosto, onde Marcos Santos, músico, pesquisador e etnomusicólogo brasileiro, será o convidado que apresentará Entre Tambores: Brasil-Cuba, com uma demonstração musical.

Estarão presentes o Dr. Miguel Barnet, presidente da Fundação Fernando Ortiz e honorário da União de Escritores e Artistas de Cuba, e outros estudiosos de temas afins, segundo programa da comissão organizadora. Timbalaye este ano é dedicado aos instrumentos musicais como parte integrante da essência da identidade cultural dos povos, especificamente aos tambores Batá, testemunho do legado africano presente em muitas nações latino-americanas; daí a presença aqui de artistas da região brasileira de Salvador da Bahia.

Com seus ritmos e tradições, o grupo Diáspora Bantu, originário do gigante sul-americano, se apresentará no palco de Havana.

Em conferência de imprensa, o bailarino Ulises Mora, presidente do festival, destacou a importância de salvaguardar e divulgar as sonoridades que identificam e caracterizam Cuba no mundo.

Comentou que o festival centra o evento na salvaguarda da rumba com base no patrimônio vivo e na identidade dos bairros com tradição deste gênero reconhecido como Patrimônio Cultural da Nação e Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Este ano Timbalaye abre suas portas em Havana, e depois viajará de Pinar del Río a Guantánamo, para depois retornar ao oeste e fechar em Matanzas em 31 de agosto.

Shows, espetáculos, artistas convidados, aulas de dança, visitas a locais históricos, colóquios, encontros nos bairros com personagens emblemáticos e atividades lúdicas fazem parte da vasta agenda desta décima quinta edição.

O evento visa promover o turismo sustentável, promover a cooperação e o desenvolvimento e apoiar as conquistas da educação, saúde e esportes em Cuba.

Também oferece aos cubanos e visitantes a oportunidade de aprender com as raízes do patrimônio histórico nacional, artes, arquitetura, patrimônio culinário, literatura e música.

jcm/dla/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES