3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Fenômeno El Niño causou graves inundações na Rússia

Fenômeno El Niño causou graves inundações na Rússia

Moscou, 16 de ago (Prensa Latina) O fenômeno El Niño provocou as chuvas torrenciais e o transbordamento dos rios registrados nos últimos dias na região russa de Primorye, disse hoje o chefe do centro hidrometeorológico regional, Boris Kubai.

“O principal fator que mais influenciou o desencadeamento de todos esses eventos foi o El Niño, que começou no Pacífico desde a primavera boreal, que deu origem ao movimento de massas de ar tropical úmido em direção ao leste da China e Primorye”, disse o especialista na rede social Telegram.

O tufão Khanun e a frente polar trouxeram chuvas torrenciais e inundações na região de Primorye, no sudeste da Rússia.

Até esta quarta-feira, cerca de vinte localidades permaneciam incomunicáveis e mais de 700 casas inundadas. Na terça-feira, as autoridades regionais declararam Primorye uma zona de emergência.

Kubai explicou que, devido ao acúmulo de ar tropical, a frente atmosférica ao passar por Primorye e pelos territórios vizinhos da China, de oeste para leste, provocou chuvas fortes e constantes, que por sua vez provocaram o transbordamento dos rios.

O fenômeno El Niño é caracterizado por um aumento anormal da temperatura da água nas partes central e oriental do Pacífico tropical.

O processo influencia as correntes oceânicas e atmosféricas, que por sua vez impactam o clima e o tempo em todo o planeta, causando secas em algumas regiões e furacões e chuvas torrenciais em outras.

oda/gfa / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES