18 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Empresários andinos promovem integração em fórum na Bolívia

Empresários andinos promovem integração em fórum na Bolívia

La Paz, 16 de ago (Prensa Latina) Empresários andinos do setor agroindustrial concluem hoje no departamento de Santa Cruz uma conferência de negócios com o objetivo de promover oportunidades de encadeamento produtivo e exportação para mercados de outros países da América Latina e Caribe.

A partir desta terça-feira, cerca de 90 empresas participam do XII Encontro Andino de Negócios, que reúne o setor empresarial da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, além de pequenas e médias empresas do Brasil, Chile, Guatemala, Panamá e Porto Rico.

Os organizadores confirmaram em nota entregue à Prensa Latina que este fórum volta a ser presencial após quatro anos após um hiato causado pela pandemia de Covid-19.

Benjamín Blanco, vice-ministro de Comércio Exterior e Integração da Bolívia, representando a Presidência Pro Tempore da Comunidade Andina (CAN), destacou na véspera a importância da zona de livre comércio nesta área.

O vice-ministro sustentou que, para o país andino-amazônico, a CAN é o primeiro destino de suas exportações não tradicionais.

As fontes antecipam que ao final do XII Encontro desta quarta-feira, o fórum registrará nada menos que 579 encontros de negócios entre exportadores e compradores dos subsetores agrícola, alimentício, químico e manufatureiro.

O XII Encontro representa o esforço dos quatro países e visa desenvolver oportunidades de encadeamento produtivo, complementaridade e identificar oportunidades para os produtores internacionalizarem sua oferta.

“A integração andina é a melhor ferramenta em um mundo cada vez mais competitivo e diante dos novos desafios globais”, disse Blanco, citado em um boletim institucional.

Por sua vez, o secretário-geral interino da CAN, Diego Caicedo, precisou que as PMEs da região representam 90 por cento das empresas e acrescentou que geram 60 pontos percentuais de empregos.

Ele lembrou que essa estrutura integracionista trabalha atualmente para fortalecer um ambiente adequado e gerador de negócios, e destacou iniciativas como o chamado projeto Intercom.

Esta proposta visa interligar as entidades de comércio exterior e facilitar a troca de quase quatro milhões de documentos digitais, bem como a próxima entrada em funcionamento do Centro Regional de Inteligência Fitossanitária.

Caicedo destacou que, após 54 anos de integração comercial, o CAN é hoje um mercado dinâmico.

Criadas em 1969, as exportações intracomunitárias nessa data ascenderam a 52,7 milhões de dólares, e hoje ultrapassam os 10,632 milhões dessa moeda, indicador que representa um aumento médio anual de 10,5 por cento.

oda/jpm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES