28 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

López Obrador denunciou que FMI criou grande crise na Argentina

López Obrador denunciou que FMI criou grande crise na Argentina

Cidade do México, 14 de agosto (Prensa Latina) A dívida externa criada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para tentar reeleger Mauricio Macri trouxe ventos favoráveis ao extrema-direita Javier Milei por criar uma grande crise, considerado o presidente do México hoje,

Questionado sobre a alta votação ontem do extrema-direita La Libertad Avanza, do extremista conservador Milei, com 30,2% dos votos nas eleições primárias, respondeu que cada país tem sua história e não se pode extrapolar experiências.

Disse que o caso do México é muito diferente do da Argentina. O sul do país foi afetado por uma grande crise criada pelo governo de direita do conservador Macri, que endividava o país com a cumplicidade do FMI, que lhe deu expressamente mais dinheiro do que a real capacidade de pagamento, e quando perdeu, deixou essa enorme dívida, impagável, para Alberto Fernández, que não tem a menor culpa por esse fardo.

O FMI tratou-o como se fosse ele quem o adquiriu e ao exigir pagamentos colossais, favoreceu e agravou a inflação com todos os seus efeitos sociais, tudo acompanhado de uma enorme campanha mediática contra o governo, disse.

Claro, tudo isso afetou muito o povo argentino, disse, acrescentando que essa situação lembra muito o que aconteceu na Alemanha com uma crise semelhante que levou Adolf Hitler ao poder em 1933, que permitiu o desastre histórico que todos conhecem, embora tenha esclarecido que não estava fazendo comparações, mas usando referências e os extremos a que podem levar as crises econômicas.

Por isso, acrescentou, os governos devem estar sempre com o povo, tentar não enganar o povo, e não tentar ficar bem com todos porque no final ficam mal. A preferência deve ser dada aos pobres, que são a maioria, e por isso digo que quem deve governar está com o povo, que deve nos guiar em todas as ações. Viemos da cidade e devemos isso a ele, disse.

Então, a lição é não virar as costas para o povo, especialmente na Argentina com uma realidade diferente, porque aqui temos redes sociais, e conferências matinais para contrariar jornais como Reforma e muitos outros, mas lá a imprensa e os donos das redes têm um poder midiático quase absoluto, liderado pelo jornal Clarín, e não contam com uma imprensa plural, como acontece com o Chile e o El Mercurio, denunciou.

Insistiu que o sucesso no México tem sido comandar obedecendo ao povo, fazendo prevalecer o interesse da ação em favor do povo e com isso se conseguiu uma unidade indestrutível, mas não dentro e entre os partidos, mas entre o povo e o governo, já que dezenas de milhões são a favor e defendem a Quarta Transformação, concluiu.

lma/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES