3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nova marcha das Flores em defesa da democracia na Guatemala

Nova marcha das Flores em defesa da democracia na Guatemala

Cidade da Guatemala, 13 ago (Prensa Latina) Organizações sociais, estudantis e sindicais farão hoje uma nova "Marcha das Flores" nesta capital contra as ações do Ministério Público (MP) e a favor da democracia na Guatemala.

“A crise atual demonstra um processo do qual não podemos fugir e é necessário alertar a população para se preparar para os cenários adversos que se avizinham”, afirmam os organizadores em comunicado.

A uma semana do escrutínio presidencial, exortaram à mobilização não só para defender o voto cidadão do dia 25 de junho, mas também com o objetivo de propor e impor os interesses da maioria. Também autoridades indígenas, de defesa dos animais e organizações inter-religiosas consideraram que a possibilidade de uma mudança com dinâmicas mais democráticas é um passo adiante, que busca transformar a realidade do país.

Preocupados com a situação atual, eles relembraram a época da primavera democrática abruptamente interrompida pela contrarrevolução financiada pelo governo dos Estados Unidos.

Isso – enfatizaram – significava uma estagnação incalculável e a impossibilidade de superar as relações de servidão nas quais estava mergulhada a grande maioria dos guatemaltecos.

A renúncia do presidente Jacobo Árbenz (1951-1954) para evitar derramamento de sangue demonstrou que evitar conflitos violentos quando ainda se contava com o poder e a moral da sociedade foi um erro, sentenciaram.

O nome da manifestação surgiu do contexto escuro e cinza onde as estruturas criminosas não querem deixar o poder, disse Alida Vicente, da Prefeitura Indígena de Palín, departamento de Escuintla, na véspera da convocação de domingo, 23 de julho passado.

Desta vez, a caminhada saiu às 09h30, horário local, do Jardim Botânico da Universidade San Carlos, fará várias paradas, uma delas em frente ao Tribunal Supremo de Justiça, e chegará à Praça da Constituição.

Ao defender a soberania popular, também convocaram, por sua vez, o grupo de organizações sociais denominado Convergência Nacional na Resistência e Jornalistas pela Democracia.

O Ministério Público invadiu diversas vezes a sede do Tribunal Superior Eleitoral, do movimento Semente, e mantém investigações em andamento, descritas como perigosas.

Apesar dos obstáculos, Bernardo Arévalo, representando o partido indicado, continua sua campanha pelas secretarias focada em convencer o maior número de eleitores com suas propostas progressistas.

Ela enfrentará a ex- primeira-dama Sandra Torres, da Unidade Nacional de Esperança, que chega a esta fase pela terceira vez consecutiva, nas anteriores perdeu para Jimmy Morales em 2015 e Alejandro Giammattei em 2019.

mem/znc/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES