5 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chancelaria Chinesa refuta relatórios de desequilíbrio comercial a UE

Chancelaria Chinesa refuta relatórios de desequilíbrio comercial a UE

Beijing, 8 ago (Prensa Latina) O Ministério das Relações Exteriores da China destacou hoje que o superávit comercial do gigante asiático com a União Européia (UE) é um resultado natural do comércio e não um objetivo deliberado de o país asiático.

A Chancelaria rejeitou os relatórios que explicam a relação comercial muito desequilibrada entre as duas partes devido às supostas barreiras que Beijing impõe às exportações do bloco.

A China nunca buscou deliberadamente um superávit comercial, ele existe sob a influência combinada de diferentes estruturas industriais, especialização, formas de comércio e fatores externos, afirmou o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com o texto, durante anos a maioria das empresas da UE na China se beneficiou do comércio bilateral e optou por operar e expandir negócios aqui.

“As restrições da UE à exportação de produtos de alta tecnologia para a China nos últimos anos limitaram diretamente sua capacidade de explorar o potencial de exportação para a China e levaram a um comércio desequilibrado entre as duas partes”, acrescenta.

A Chancelaria instou o bloco europeu a suspender os controles de exportação contra o gigante asiático se realmente quiser resolver esse problema.

Sobre o assunto, a Administração Geral das Alfândegas do país asiático informou hoje que Beijing aumentou seu comércio exterior com os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático e do Cinturão e Rota, enquanto diminuiu com os Estados Unidos e a União Européia.

O comércio do gigante asiático com os Estados Unidos caiu 9,6% ano a ano nos primeiros sete meses e com a União Europeia caiu 0,1% em relação ao ano anterior.

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, defendeu recentemente o aumento dos diálogos institucionais com o bloco e a busca de sinergias entre os planos de desenvolvimento de ambas as partes para promover a parceria estratégica abrangente.

O chefe da diplomacia chinesa deu as boas-vindas ao Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell, para chefiar uma delegação que visitará o gigante asiático nos próximos meses.

mem/idm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES