2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Melodias e “açucenas” antecipam a principal trova de Cuba

Melodias e “açucenas” antecipam a principal trova de Cuba

Guantánamo, Cuba, 31 jul (Prensa Latina) Um concerto da trovadora nativa Annalie López antecipará hoje a abertura desta terça-feira da 47ª edição do Dia da Canção Política , o evento de trova mais antigo em Cuba.

O jovem artista tem um repertório de canções muito cantaroladas pelo público local, entre as quais se destacam Adiós, soledad, Sin clave no hay rumba, Sácalo paâ€Öfuera e Azucena, entre outras canções reconhecidas em concursos nacionais.

López se apresentará esta noite às 21h30, horário local, no centro de exposições Zona de Arte de Guantánamo, junto com um grupo de convidados nacionais presentes no evento trovadorista que acontecerá nos primeiros quatro dias de agosto, informaram seus organizadores.

A quadragésima sétima versão do evento é dedicada ao IV congresso da Associação Hermanos Saiz (AHS), entidade que reúne a vanguarda artística da juventude cubana; à produção recorde na trova; e os 40 anos de trabalho do trovador de Guantánamo Josué Oliva.

Segundo a vice-presidente da AHS na província, Jennifer Burgos, foram convidados para o evento trovadores da estatura de Tony Ávila, Eduardo Sosa, Marta Campos, Heidi Igualada, Rey Montalvo, Yasel Rodríguez, entre outros.

Burgos explicou que o concerto de abertura, nesta terça-feira em frente à Casa del Joven Creator, se chamará “proposições” e se tornará uma espécie de homenagem ao famoso cantor e compositor cubano Pablo Milanés, falecido em 22 de novembro de 2022 em um clínica espanhola.

No segundo dia de concertos, à beira das 20h00 locais, será destacada a obra artística dos 40 anos do trovador Josué Oliva; enquanto isso, duas horas depois, outro grupo de artistas encherá uma praça central de violão na mão para descarregar com a motivação do IV congresso da AHS.

No seu terceiro dia, o Canto Político 2023 fará a habitual peregrinação matinal desde o parque central desta cidade até ao obelisco erguido a um grupo de jovens que morreram na explosão de uma fábrica de bombas do movimento insurrecional de 26 de julho.

Aos pés daquele monumento haverá uma gala político-cultural que homenageia a memória dos mortos naquela explosão, Enrique Rodríguez, Fabio Rosell e Abelardo Cuza (de Guantánamo), assim como Jesús Martín (Holguín, norte de Oriente) e Gustavo Fraga, (Matanzas, no oeste), perseguido e assassinado por assassinos do ditador Fulgêncio Batista (1952-1958).

Para encerrar o evento principal da trova cubana, o cantor e compositor Tony Ávila apresentará na sede provincial da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba (Uneac), canções de “Universo”, sua mais recente produção discográfica.

O álbum, quarto da editora Bismusic, liga o passado e o presente de Ávila e tornou-se um ponto de viragem na obra deste artista, agora muito mais maduro como compositor e intérprete, reconhecem jornalistas e musicólogos.

mem/lld/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES