12 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A industrialização da Bolívia no centro da mensagem presidencial

hidrocarburos-bolivia-768x420

A industrialização da Bolívia no centro da mensagem presidencial

La Paz, 25 jul (Prensa Latina) A industrialização com substituição de importações a dois anos do Bicentenário da Bolívia será o foco da mensagem do presidente Luis Arce no 198º aniversário da independência do país, em 6 de agosto, informou hoje uma fonte oficial.

Estamos a organizar os últimos detalhes para o dia 6 de agosto, os actos cerimoniais, a Sessão de Honra, terão lugar em Sucre, capital do Estado Plurinacional da Bolívia”, disse a Vice-Ministra da Comunicação Gabriela Alcón, em contacto com os meios de comunicação social.

A vice-ministra precisou que a Casa de la Libertad, em Chuquisaca, será o local do ato central, no qual participará também o presidente da Assembleia Legislativa Plurinacional, David Choquehuanca.

Choquehuanca insistiu que a mensagem do presidente sobre os progressos da sua administração se centrará no Bicentenário Nacional e na visão do país para 2025, a par do processo de industrialização.

Para nós, esta mensagem é muito importante porque estamos a dois anos do nosso Bicentenário e estamos a concentrar todo o nosso trabalho (…) em grandes projectos, obras e gestão”, explicou.

Acrescentou que isso tem a ver com a construção de mais de 130 unidades industriais, grandes projectos para o país, “uma marca muito importante, que ficou patente na recente deslocação do presidente a Bruxelas”.

Relativamente ao lítio, sublinhou que a Bolívia o gere com um modelo soberano em que detém toda a cadeia de produção, incluindo a comercialização.

Temos o maior reservatório do mundo, com 23 milhões de toneladas, e o investimento já está a começar a ser visto”, disse.

Ele comentou que em agosto também será implantada a primeira planta de carbonato de lítio, que será entregue e produzirá as primeiras 15 mil toneladas desse composto químico.

Ele lembrou que, com os quatro complexos industriais que serão implementados através dos acordos já assinados sob o conceito de modelo soberano, a Bolívia produzirá cerca de 100 mil toneladas desse material.

Sublinhou que esta cifra colocará o Estado Plurinacional entre os cinco países do mundo neste mercado, condição que significará rendimentos, recursos e gestão da industrialização para a Bolívia.

Referiu, noutros ramos produtivos, a construção em Santa Cruz da fábrica de processamento de ferro na zona de Mutún, bem como as fábricas de biodiesel, que representarão uma poupança significativa através da substituição das importações de hidrocarbonetos.

Alcón indicou que está prevista uma parada militar para 7 de agosto em Tarija.

npg/jpm/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES