18 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chuvas deixam pelo menos 15 mortos desde abril na Guatemala

Chuvas deixam pelo menos 15 mortos desde abril na Guatemala

Cidade da Guatemala, 12 jul (Prensa Latina) A temporada de chuvas na Guatemala deixou 15 mortos e mais de 700 mil afetados desde o final de abril, segundo a Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

Este departamento da capital parece ser o mais afetado pelas chuvas, que causaram inundações, quedas de árvores e deslizamentos de terra, disse a organização em um relatório.

Entre a infraestrutura afetada havia 785 casas com danos leves, moderados e graves; 13 escolas, cinco pontes e 99 estradas afetadas, além de uma ponte destruída.

Mais de 1.800 abrigos foram montados em todo o país, enquanto 87 pessoas permanecem em abrigos, de acordo com o relatório da Conred.

As chuvas causaram fluxos de lama, inundações, colapsos estruturais, deslizamentos de terra, desabamentos e ventos fortes.

A temporada começou em abril nas regiões da Boca Costa e do sudoeste, depois no planalto central (incluindo a Cidade da Guatemala) e, finalmente, no departamento de Petén.

Depois de três anos, o La Niña dá lugar ao El Niño, de modo que as projeções indicam chuvas fortes, enchentes e secas.

A Organização Meteorológica Mundial alertou que as chances de ocorrência desse fenômeno aumentarão em 55 porcento entre julho e agosto.

A Guatemala, com a formação do El Niño, espera ser afetada principalmente nos departamentos do leste, como El Progreso, Chiquimula, Zacapa, Jutiapa e Chimaltenango e parte da cidade.

Todos os anos, essa estação causa centenas de mortes na América Central, uma das regiões menos preparadas para enfrentar as consequências das mudanças climáticas.

mem/znc/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES