É uma extensa rede bancária que cobre todo o país e tem como objetivo que não haja intermediários na entrega de pensões e bolsas de estudo aos setores populares da sociedade e que todos tenham seu cartão para sacar seu dinheiro.
Paralelamente, presta outros serviços, embora ainda não conceda crédito a empreendedores individuais ou agrupados em pequenas famílias ou médias empresas, nem receba remessas do exterior. É um banco que ainda está em formação.Ele
disse que o Banco del Bienestar está chegando às comunidades mais remotas do país.
Ele denunciou uma intensa campanha contra a instituição e pediu uma investigação sobre as denúncias de fraude: “Os idosos não são afetados. Não tenho uma única reclamação”.
Ele garantiu que não há corrupção no banco, como afirmaram falsamente o jornalista Joaquín López-Dóriga e os comentaristas de televisão. A questão, disse ele, é que para os neoliberais é um insulto que exista um banco público como o Welfare Bank.
Não estou inventando nada, porque não estou mentindo, mas houve uma campanha contra o Banco del Bienestar, insistiu, acrescentando que alguns bancos se sentiram ofendidos com a concorrência do setor público.
Ele especificou que os comentaristas da Televisa estão a serviço dos poderosos e citados pelo nome Sergio Sarmiento, Leo Zuckerman e Raymundo Riva Palacio, e acusou este último de insultar o deputado Andrea Chávez por suas posições contrárias às deles, e pediu aos proprietários da estação de televisão para cuidar do que seus analistas dizem.
Ele rejeitou o que estes e outros diziam de que há problemas com os bancos privados ou comerciais devido à criação do Banco del Bienestar, e mostrou as operações no circuito estadual em que já estão abertas 2.073 agências em todo o país, embora ainda haja uma carência de cerca de 15 por cento de beneficiários que não possuem cartões da referida entidade. mem/lma/ls