15 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A ampla cooperação da FAO com Cuba

A ampla cooperação da FAO com Cuba

Havana, 7 jul (Prensa Latina) A FAO mantém hoje uma ampla cooperação com Cuba, que abrange várias áreas importantes no âmbito agrícola e busca contribuir para que o país alcance a soberania alimentar e a segurança nutricional.

Uma das áreas de tais vínculos é o Programa de Agricultura Urbana, Suburbana e Familiar, em cuja implementação Cuba tem recebido apoio sistemático da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Nesse contexto e como parte do Programa de Cooperação Técnica para manter os sistemas alimentares locais funcionando após a pandemia de Covid-19, a FAO recentemente forneceu à ilha insumos e ferramentas agrícolas.

A contribuição inclui carrinhos de mão, facões, mochilas de fumigação, pás e luvas, e foi destinada a vários organopônicos dedicados à produção diversificada de vegetais e condimentos frescos para a população.

Em coordenação com a contraparte cubana, a FAO está implementando uma série de projetos, entre os quais o mais importante é o Apoio Estratégico para a Segurança Alimentar Sustentável em Cuba.

Esse projeto tem como componentes o fortalecimento de políticas para a segurança alimentar sustentável em Cuba (Posas) e o programa finalizado Impacto, Resiliência e Transformação para a Segurança Alimentar Sustentável (First).

Ambos são financiados pela União Europeia (UE) e prestaram assistência técnica ao processo de construção e implementação da Lei SSAN (Soberania Alimentar e Segurança Nutricional), como um impulso à necessidade de transformar os sistemas alimentares.

O objetivo é tornar esses sistemas mais eficientes e inclusivos, além de contribuir para a soberania alimentar e o desenvolvimento sustentável.

A principal contraparte da FAO em Cuba é o Ministério de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros (Mincex), que coordena a cooperação da FAO com Cuba, o Ministério da Agricultura (Minag), o Grupo Empresarial do Açúcar (Azcuba) e outros.

As principais áreas de cooperação incluem produção sustentável de alimentos, adaptação às mudanças climáticas e gestão sustentável de recursos naturais e saúde, qualidade e segurança alimentar e cooperação Sul-Sul.

Exemplos disso são os projetos Fortalecimento do Sistema Integrado de Gestão do Conhecimento para Segurança Alimentar Sustentável em Cuba e Autossuficiência Local para Alimentos Sustentáveis.

Ambos são implementados pelo Minag, pela FAO e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com financiamento da União Europeia.

Além disso, o Minag e a FAO estão apoiando a elaboração de estratégias de gênero para sistemas alimentares locais na região central de Cuba.

Recentemente, em Roma, o Ministro da Agricultura de Cuba, Ydael Pérez, agradeceu o apoio da FAO ao seu país, principalmente no que diz respeito à garantia do direito da população a uma alimentação saudável e adequada.

rgh/rs/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES