8 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

As belas “habilitaciones” cubanas para os famosos charutos Havana

As belas “habilitaciones” cubanas para os famosos charutos Havana

Havana, 2 jul (Prensa Latina) Além de sua qualidade como charutos premium, os charutos Havana são hoje mundialmente famosos pela arte que os acompanha.

Um desses elementos indispensáveis é chamado de Habilitaciones, pelas caixas, seus anéis e outros elementos coloridos que muitas pessoas em todo o mundo guardam como lembrança, sejam elas fumantes ou não.

Já em 1822, a arte litográfica acompanhava o tabaco cubano em um vínculo que se estenderia até os dias de hoje.

Nesse sentido, o francês Santiago Lessieur abriu uma pequena oficina em Havana que daria origem a essas decorações, uma espécie de alfaiate para os charutos da ilha.

No entanto, o verdadeiro desenvolvimento da litografia para charutos ocorreu em 1840 com duas oficinas europeias simultâneas, equipadas da melhor maneira possível e com a ajuda dos mais importantes artesãos da época.

Elas entraram para a história como as prensas La de los Españoles e La de los franceses, comentou a pesquisadora cubana Zoila Lapique (Havana, 1930).

Estudiosa e conhecedora desses detalhes gráficos, a especialista lembrava em seus artigos sobre o assunto que as tintas, os equipamentos e as famosas pedras litográficas vinham da Europa.

As habilitações constituem o conjunto de rótulos de diferentes formas, tamanhos e usos para decorar os maços de tabaco, e seu grande impacto cromático viria a partir da década de 1980 do século XIX.

De fato, os estilos de apresentação dos charutos Havana assumem seis formas básicas: com anel, sem anel, embrulhado em cedro, tubo de alumínio, embrulhado em papel de seda e embrulhado em celofane.

Além disso, há diferentes tipos de embalagem, como a caixa, Semi boite nature ou SBN, Sliding box ou SLB, Cabinet boite nature, tipo 8-9-8, mazos, embalagens pequenas e especialidades.

E todo esse embelezamento é sintetizado, principalmente no caso das caixas de encaixe, em algumas etapas muito importantes, como a Tampa, ou a imagem que aparece na parte superior da caixa, o Tapaclavo, que, como o próprio nome indica, é uma colocação no prego que prende a tampa.

O conhecido Filete é uma tira decorativa que veda as juntas da caixa e o Costero é outra tira, mas, nesse caso, em cores vivas nas extremidades mais curtas do recipiente.

A Papeleta é um selo retangular ou oval para o lado mais curto da caixa e o Larguero cobre os lados mais longos, como a própria palavra identifica.

Os dois últimos elementos da habilitação são La Vista e Bofetón. O primeiro celebra a marca e fica na parte interna da tampa principal, na maioria das vezes com muito ouro em seus desenhos e geralmente traz medalhas obtidas pela marca ou brasões antigos.

A segunda é uma folha fina de papel para proteger o tabaco e fica dentro da caixa e geralmente é decorada para complementar a ilustração da Vista.

O anel, portanto, é a expressão decorativa por excelência do charuto, que circula sua parte superior em cores vivas e identifica a vitola.

Para os colecionadores, Vitola é o anel, embora essa palavra seja reservada para o tamanho ou o tipo de tabaco em si. Daí o nome Vitolfilia dado à arte de colecionar anéis de tabaco.

A caixa também é gravada com os Hierros, com dados que determinam a origem do tabaco, por exemplo, Hecho en Cuba (Feito em Cuba) e chaves que identificam a data em que a caixa foi fabricada e seu conteúdo.

rgh/rfc/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES