4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Governo dos EUA nega status legal a milhares de imigrantes

Governo dos EUA nega status legal a milhares de imigrantes

Washington, 14 jun (Prensa Latina) Assessores de imigração do governo dos Estados Unidos se abstiveram de legalizar quase 400.000 imigrantes sob o programa Temporary Protected Status (TPS) devido a um possível aumento de passagens de fronteira, vários meios de comunicação relatório hoje.

No início deste ano, funcionários do Departamento de Segurança Interna (DHS) desenvolveram um plano para expandir o programa TPS para migrantes da Nicarágua, mas o governo decidiu não aumentar a elegibilidade devido à possibilidade de aumento da migração ao longo da fronteira com o Mexico, segundo CBS Notícias.

Em vez disso, o governo resolveu estender as designações de TPS para os atuais beneficiários existentes para renovar seu status.

Vários críticos do programa afirmam que o TPS atua como um “fator de atração” que incentiva a migração ilegal.

Mas alguns legisladores democratas questionam essas preocupações.

“Qualquer alegação de que o TPS é um fator de atração é simplesmente falsa”, disse o senador democrata de Nova Jersey, Bob Menendez, à CBS News.

“Estudos após estudos mostraram que as designações TPS não estão correlacionadas com a migração irregular”, disse ele.

Menendez disse estar preocupado com o fato de questões políticas estarem influenciando a tomada de decisões do governo sobre imigração.

“A consideração política nunca vai satisfazer os republicanos no Congresso. Mas, mais importante, não vai realmente resolver o problema”, acrescentou.

Enquanto algumas autoridades temem que as expansões do TPS possam interromper os baixos níveis de imigração observados na fronteira sul nas últimas semanas, o governo está enfrentando uma pressão crescente de aliados democratas e defensores de que mais imigrantes sejam elegíveis para o TPS.

Prefeitos democratas, incluindo o prefeito de Nova York, Eric Adams, estão pressionando o governo a expandir drasticamente o TPS para que os imigrantes que chegam em suas jurisdições possam trabalhar legalmente e não depender dos serviços da cidade.

Muitos dos imigrantes indocumentados que chegaram a Nova York, Denver, Chicago, Washington e outras grandes cidades no ano passado, incluindo aqueles levados de ônibus por autoridades do Texas, vêm da Nicarágua e da Venezuela.

As designações TPS atuais para ambos os países se aplicam apenas a migrantes que chegaram aos Estados Unidos antes de janeiro de 1999 e março de 2021, respectivamente.

Em janeiro, o governo Biden começou a expulsar imigrantes de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela que cruzaram ilegalmente a fronteira sul com o México, primeiro sob a ordem de saúde pública do Título 42, agora expirada, e agora sob as regras regulares de imigração.

O governo combinou essa política de retorno com um programa que permite que até 30.000 migrantes desses quatro países voem legalmente para os Estados Unidos por mês, se tiverem patrocinadores financeiros baseados nos EUA.

As travessias ilegais diárias ao longo da fronteira sul atingiram o recorde histórico de 10.000 nos dias anteriores à expiração do Título 42, em 11 de maio.

Enquanto isso, durante a primeira semana de junho, a Patrulha de Fronteira realizou em média pouco mais de 3.000 apreensões diárias de migrantes.

ro/adr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES