4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Corrupção está em evidência em El Salvador

Nayib-Bukele-4

Corrupção está em evidência em El Salvador

San Salvador, 12 jun (Latin Press) A corrupção está em evidência em El Salvador hoje, depois que o presidente Nayib Bukele lançou uma ofensiva contra este problema que persiste no país.

O assunto ganhou espaço na imprensa e, por exemplo, o jornal Co Latino cita hoje a Fundação para o Devido Processo Legal (Dplf), segundo a qual reformas legislativas e decisões do governo dificultam a detecção de atos de corrupção.

Em seu relatório “Curso de Obstáculos: Enfrentando as Barreiras para Investigar a Corrupção em El Salvador”, o grupo afirma que a luta contra esse fenômeno está experimentando retrocessos significativos, devido a reformas legislativas que impedem o acesso à informação pública necessária para detectar esse tipo de atos, e a possibilidade de denunciá-los e sancioná-los.

Ele citou o fechamento da Comissão Internacional Contra a Impunidade em El Salvador (Cicies), apesar de ter avançado nas investigações relacionadas a atos de corrupção durante a emergência da pandemia do COVID-19.

Este encerramento significou a perda de um mecanismo internacional que poderia ter fornecido um valioso acompanhamento e apoio técnico aos operadores de justiça encarregados do combate à corrupção, explicou. Outros retrocessos identificados são o afastamento abrupto e irregular de altas autoridades do Supremo Tribunal de Justiça (CSJ) e da Procuradoria-Geral da República (FGR), instituições que desempenham papel fundamental no combate à corrupção.

Um sério obstáculo para controlar o enriquecimento indevido e tornar efetivas as responsabilidades penais é a decisão que o CSJ tomou de declarar uma reserva sobre todas as informações e relatórios produzidos pela Seção de Probidade, como parte de suas auditorias patrimoniais de funcionários públicos, citou Co Latino.

Da mesma forma, criticou, a legislação aprovada para exonerar de responsabilidade quem tenha participado na aquisição de bens e serviços e na execução de obras públicas na gestão da pandemia de Covid-19, confere impunidade a funcionários públicos e indivíduos que possam ter participado em atos de corrupção.

Em sua mensagem de 1º de junho ao país, o presidente Bukele decretou o início de uma ofensiva contra os atos de corrupção, que, sem atingir o governo, agora se concentram no roubo do erário público em gestões anteriores, incluindo a do ex-presidente Alfredo Cristiani ( Festa da Arena) hoje acusado de desviar cerca de 68 milhões de dólares.

ro/lb/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES