30 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Negociações na ordem do dia na política espanhola

Negociações na ordem do dia na política espanhola

Madri, 2 de junho (Prensa Latina) O momento de pactos e negociações difíceis domina hoje o ambiente político na Espanha, abalado pela surpreendente convocação de eleições gerais em 23 de julho.

Com o predomínio acentuado dos conservadores do Partido Popular (PP), as eleições autárquicas e regionais do passado domingo mal deixaram tempo para ressaca, porque o primeiro-ministro e líder socialista, Pedro Sánchez, fez o anúncio das eleições gerais esta segunda-feira.

No momento, o PP liderado por Alberto Núñez Feijóo tenta capitalizar o sucesso da esquerda, não perde nenhuma oportunidade de atacar Sánchez e seus aliados, enquanto busca fechar governos, provavelmente com a extrema-direita Vox em algumas partes do país.

O chefe do Executivo, por causa das eleições, pediu hoje o adiamento da sua intervenção no Parlamento Europeu a 13 de julho, mesma data da Cimeira da NATO na Lituânia.

Sánchez deslocou-se ontem à Moldávia para a II Cimeira da Comunidade Política Europeia, depois de ter distribuído várias críticas à direita e à ultra-direita, com o slogan de que os espanhóis não podem perder as conquistas sociais do seu Governo.

A segunda vice-presidente e ministra do Trabalho, Yolanda Díaz, por sua vez, tenta consolidar o Movimento Sumar, com o qual se apresentará previsivelmente às eleições gerais como mais uma alternativa à esquerda.

Recebeu nesta sexta-feira o apoio incondicional do atual ministro do Consumo e coordenador federal da Esquerda Unida, Alberto Garzón, que indicou que não se apresentará como candidato nas listas de Sumar, afastando-se em favor de Díaz.

Ontem o partido de centro-direita Ciudadanos praticamente deixou de existir. Fundada em 2006 em Barcelona com plataforma inicialmente de centro liberal, a organização acabou por ser uma fiel aliada dos conservadores do PP, embora sem se deixar absorver.

O que aconteceu no dia 28M (data das últimas eleições) teve duas leituras em relação ao Ciudadanos. A primeira, a derivação dos votos de seus partidários para o PP e a segunda, o caminho para seu desaparecimento.

O Ciudadanos acaba de perder a sua presidente, Inés Arrimadas, que abandona a política, abandona o seu partido e não irá para as listas do PP nas eleições gerais. O vice-porta-voz desta organização no Congresso, Edmundo Bal, continua “vivo”.

Faltam poucos dias e há muitas negociações em cidades e vilas para tentar formar governos por meio de pactos e ao mesmo tempo. E neste contexto, os partidos políticos têm até 9 de junho para apresentar as suas listas de candidatos.

mem/ft/dnsa

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES