2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alarme de insegurança alimentar em El Salvador

Alarme de insegurança alimentar em El Salvador

San Salvador, 30 mai (Prensa Latina) A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou para uma maior insegurança alimentar em El Salvador devido ao fenômeno climático El Niño, informou hoje o jornal El Mundo.

El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua foram adicionados como “pontos críticos” no mapa de países em alerta de fome da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Programa Mundial de Alimentos (PAM).

A publicação apontou em sua resenha que um novo relatório, publicado nesta segunda-feira, alerta que os quatro países estão expostos aos efeitos do fenômeno El Niño, que ameaça a subsistência de 1,9 milhões de pequenos produtores.

O documento alerta para a precariedade da situação nos quatro países, localizados no corredor seco da América Central, devido à alta probabilidade de agravamento da insegurança alimentar aguda pelo risco de seca durante o período de colheita.

Depois de quase três anos sob a influência do La Niña, as projeções meteorológicas apontam para uma probabilidade de 82% do desenvolvimento do El Niño entre maio e junho de 2023, fenômeno que fará sentir seus efeitos acentuados no corredor seco da América Central, além de risco de eventos extremos em áreas do Sahel e do Chifre da África, segundo a ONU.

A entidade internacional alertou que no corredor seco da América Central é muito provável que ocorram chuvas abaixo do normal durante a primeira estação chuvosa, que vai de abril a junho, especifica o El Mundo.

Ele destacou que um plano de resposta humanitária para El Salvador incluiria 33,9 milhões para ajudar famílias em situação de insegurança alimentar e 3,22 milhões para intervenções nutricionais.

Por outro lado, fontes da embaixada da China em El Salvador anunciaram que nos próximos meses chegarão técnicos daquela nação especializados em aumentar a produção com igual quantidade de terra, algo que faz parte da colaboração entre as duas nações que estão negociando um Acordo de Livre Comércio.

mem/lb/sg

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES